25 Almofadas de Crochê: Detalhes Artesanais que Renovam sua Decoração

Almofadas de crochê: o detalhe artesanal que transforma ambientes com estilo e aconchego.

As almofadas de crochê estão cada vez mais em evidência na decoração, trazendo charme, aconchego e aquele toque artesanal que nunca sai de moda. Seja em ambientes modernos, rústicos ou minimalistas, elas se adaptam com facilidade e transformam o espaço de forma simples e elegante.

25 Almofadas de Crochê: Detalhes Artesanais que Renovam sua Decoração

O charme do crochê na decoração

O crochê é uma técnica que remete à delicadeza e ao trabalho manual, criando peças únicas e cheias de personalidade. As almofadas feitas com essa técnica podem ser usadas na sala, no quarto ou até em áreas externas cobertas, adicionando textura e estilo ao ambiente.

Versatilidade dos modelos

As almofadas de crochê podem variar bastante em estilo:

  • Clássicas: confeccionadas em pontos simples e neutros, perfeitas para quem prefere um visual discreto.
  • Coloridas: feitas com lãs ou linhas de várias cores, trazem alegria e descontração.
  • Com aplicações: flores, franjas ou outros detalhes em relevo que deixam a peça ainda mais criativa.
  • Modernas: exploram formas geométricas, minimalismo e combinações sofisticadas de cores.

Como usar almofadas de crochê

Essas peças podem ser o destaque do sofá, combinar com a roupa de cama ou até criar um cantinho acolhedor no chão com um mix de almofadas. Para quem gosta de ousar, vale misturar diferentes texturas e tamanhos, unindo o crochê com tecidos como linho, algodão e veludo.

Faça você mesma ou compre pronta

Se você gosta de artesanato, pode criar suas próprias almofadas de crochê e personalizar conforme seu estilo. Para quem prefere praticidade, há diversos artesãos e lojas especializadas que oferecem modelos prontos, desde os mais tradicionais até os mais modernos.

Conclusão

As almofadas de crochê são uma forma prática, criativa e charmosa de renovar a decoração de qualquer ambiente. Além de embelezar o espaço, elas trazem aconchego e exclusividade, valorizando o trabalho artesanal e permitindo que cada canto da casa tenha personalidade.

Veja Também:

  1. 15 Almofadas de Crochê que Vão Transformar a Sua Decoração!
  2. Almofadas de Crochê: Modelos Lindos para a Decoração da Sua Casa!
  3. Almofadas de Crochê: 15 Ideias Prá Fazer em Casa e Arrasar

Ideias Lindas de Almofadas de Crochê e Receita Completa:

Almofada Rosa Candy – Receita Completa

MATERIAIS

  • 1 novelo de Barroco Natural 4/6 de 400g – Cor: 20 (Natural);
  • 1 novelo de Barroco Maxcolor 4/6 de 400g – Cor: 3526 (Rosa Candy);
  • Agulha de Crochê 3,5 mm;
  • Enchimento para almofada de 50 x 50 cm.

EXECUÇÃO

Tamanho: 50 x 50 cm

Amostra: um quadrado de 10 cm, em p.a., feito com Barroco Maxcolor 4/6 e ag. 3,5 mm = 15 pts. x 6 carr.

Abreviações: p. (Ponto), pts. (pontos), trab. (trabalhe ou trabalhando), ag. (agulha), rep. (repetição ou repetições), rem. (rematar), acomp. (acompanhando), corr. (Correntinha), p.b.x. (Ponto Baixíssimo), carr. (Carreira); laç. (Laçada); p.a. (Ponto Alto); p.b. (Ponto Baixo), p.p. (Ponto Pipoca com 5 pontos altos).

Pontos Utilizados: corr. (Correntinha); p.b.x. (Ponto Baixíssimo); p.a. (Ponto Alto); p.b. (Ponto Baixo), p.p. (Ponto Pipoca com 5 pontos altos), Anel Mágico.

Execução:

Gráfico 1 – Parte da frente

Com o fio Rosa Candy, inicie com um anel mágico.

1ª carr.: inicie com 4 corr. *1 p.a. 1 corr. * rep. de *a* mais (10x). Feche com p.b.x. na 3ª corr. inicial da carr.

2ª carr.: caminhe com 1 p.b.x. até a corr. de base, inicie com 3 corr. 1 p.p., 1 p.a., 1 p.p., * trab. 1 ‘V’ com 1 p.a. 5 corr. e 1 p.a. no mesmo p. de base, 1 p.p., 1 corr., 1 p.p., 1 corr., 1 p.p. * rep. de *a* até o final da carr. Feche com 1 p.b.x.

Continue acomp. gráfico 1, trab. em carr. circulares. Rem. o fio.

Gráfico 2 – Parte de trás 1

Emende o fio Natural em um dos cantos.

1ª à 19ª carr.: inicie com 5 corr. pule 2 pts. de base, * 1 p.a., 2 corr. pule 2 pts. de base, * rep. de *a* até o final da carr. finalize com 1 p.a. sobre o último p. da lateral.

Rem. o fio.

Gráfico 3 – Parte de trás 2

Emende o fio Natural no canto da lateral oposta.

1ª à 8ª carr.: inicie com 5 corr. pule 2 pts. de base, * 1 p.a., 2 corr. pule 2 pts. de base, * rep. de *a* até o final da carr. finalize com 1 p.a. sobre o último p. da lateral.

Rem. o fio.

Gráfico 4 – Emenda e Acabamento

Dobre as 2 partes na parte de trás da peça e emende o fio Natural em um dos cantos, trab. contornando toda a volta da peça, fazendo a emenda das laterais.

1ª carr.: * no canto, trab. 5 p.b. no mesmo espaço de base, na lateral, trab. com 1 p.b. para cada p. de base, * rep. de *a* contornando toda a volta da peça, emendando as laterais. Feche com p.b.x. Rem. o fio.

Distribua 2 cordões com 26 corr. cada, de cada lado da abertura da parte de trás da capa, alinhando na mesma direção os cordões de cada lado.

Coloque o enchimento da capa e amarre os cordões para fechar a peça.

Artesã: Heloisa Mazoni

Procurando Mais Conteúdo? Acesse Nossas Postagens Mais Recentes!

🔒 Crédito: Este artigo foi publicado originalmente por Kátia Ribeiro. Reprodução total ou parcial sem autorização é proibida por lei.