Ainda Estou Aqui: Primeiro Filme Original do Globoplay Escolhido para Concorrer ao Oscar

Este marco representa um momento histórico, sendo o primeiro longa-metragem original do Globoplay a entrar na corrida pelo prestigiado prêmio.

A Academia Brasileira de Cinema anunciou que “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, foi escolhido para disputar uma indicação ao Oscar 2025 na categoria de melhor filme internacional. Este marco representa um momento histórico, sendo o primeiro longa-metragem original do Globoplay a entrar na corrida pelo prestigiado prêmio.

O longa “Ainda Estou Aqui” narra a impactante história de Eunice Paiva, viúva de Rubens Paiva, um deputado que foi cassado, sequestrado, torturado e assassinado durante o regime militar que se instaurou após o golpe de 1964 no Brasil. Inspirado no livro escrito por Marcelo Rubens Paiva, filho do casal, o filme mergulha nas duras memórias e lutas enfrentadas pela família Paiva.

O Que é “Ainda Estou Aqui”?

Inspirado pelo livro de Marcelo Rubens Paiva, “Ainda Estou Aqui” apresenta um retrato íntimo e comovente sobre o luto e a resistência de Eunice Paiva. Rubens Paiva, um deputado comprometido com a democracia, tornou-se uma vítima da brutalidade do regime militar. O filme segue a jornada de Eunice, desde a incerteza do desaparecimento de seu marido até a luta incessante por justiça.

O roteiro, assinado por Murilo Hauser e Heitor Lorega, foi premiado no renomado Festival de Veneza, destacando a força da narrativa e a importância histórica do conteúdo. Através de performances emocionantes e uma direção cuidadosa, o filme promete tocar o público e trazer uma reflexão profunda sobre um capítulo sombrio da história brasileira.

Quais São as Chances de “Ainda Estou Aqui” no Oscar?

Foto: Ainda Estou Aqui: Primeiro Filme Original do Globoplay Escolhido para Concorrer ao Oscar Fernanda Torres – Divulgação

Com a chegada de dezembro de 2024, os olhos do mundo cinematográfico estarão voltados para os indicados ao Oscar. A escolha de “Ainda Estou Aqui” pela Academia Brasileira de Cinema já é um reconhecimento significativo, colocando o filme no radar internacional. No entanto, disputar uma indicação ao Oscar na categoria de melhor filme internacional é um desafio que envolve diversas nuances.

  • Competição Acirrada: A categoria de melhor filme internacional é conhecida por sua diversidade e alta qualidade de concorrentes de todo o mundo.
  • Estratégia de Divulgação: Para aumentar suas chances, a equipe por trás do filme deverá investir em uma campanha de divulgação robusta, direcionada aos membros da Academia de Hollywood.
  • Impacto Emocional: Histórias de resistência e justiça, como a de Eunice Paiva, têm um apelo emocional poderoso que pode ressoar fortemente com os votantes.

O Que Torna “Ainda Estou Aqui” Especial?

A singularidade de “Ainda Estou Aqui” reside em vários aspectos que contribuem para sua profunda conexão com o público. Primeiro, há a autenticidade da história real de Eunice Paiva e sua família. Este não é apenas um conto de tragédia, mas também de resistência e perseverança diante da opressão política.

  1. Autenticidade: Baseado em fatos reais, o filme oferece uma representação genuína e fiel dos eventos históricos.
  2. Direção Ímpar: Walter Salles traz sua visão artística única e sensibilidade para narrar uma história tão delicada e poderosa.
  3. Talento Reconhecido: O roteiro premiado no Festival de Veneza atesta a qualidade da escrita e profundidade do conteúdo.

O Que Vem a Seguir?

Com a seleção de “Ainda Estou Aqui” para a disputa pela indicação ao Oscar 2025, resta acompanhar de perto as etapas seguintes do processo. A expectativa é alta, e as campanhas promocionais serão cruciais para atrair a atenção dos membros da Academia de Hollywood até o anúncio oficial dos indicados em dezembro de 2024.

Independentemente do resultado final, o reconhecimento e a seleção deste longa-metragem já são uma grande vitória para o cinema brasileiro e para o Globoplay, evidenciando a capacidade de contar histórias profundas e impactantes que alcançam uma audiência global.