Um amigurumi de coelho em crochê é uma criação encantadora feita à mão que combina a arte do crochê com a fofura de um boneco de pelúcia em forma de coelho. Esses pequenos coelhos são confeccionados usando a técnica tradicional do crochê, na qual fios de lã ou algodão são habilmente entrelaçados para criar as formas e detalhes do coelho.
Os amigurumis são conhecidos por seu tamanho pequeno, design adorável e atenção aos detalhes, e os coelhos de crochê não são exceção. Eles apresentam olhos bordados ou botões para criar uma expressão doce e encantadora. As cores podem variar, mas muitas vezes os coelhos são representados em tons de branco, cinza ou tons pastel que evocam a aparência natural dos coelhos. Aprenda aqui no blog Katia Ribeiro Crochê essa linda peça.
Medidas – aprox. 35 cm de altura
Material do amigurumi
•Linha Esterlina 8 (nov. 350 m): 2 nov. na cor 140 (azul).
•Linha Camila (nov. 125 m): 2 nov. na cor BC (branco), 2 nov. na cor 291 (amarelo) e 1 nov. na cor 1179 (rosa).
•Linha Anchor Mouliné (meada) 1 meada na cor PT (preto).
•Cisne Super Bebê (nov. 100g): 1 nov. na cor BC (branco), para o rabo do coelho.
•Ag. para crochê de aço niquelado Corrente Milward de 2,00 mm.
•Ag. Tapestry Corrente Milward nº 20.
•2 botões pequenos pretos; 1 botão semiesférico rosa; fibra siliconada para o enchimento; cola quente.
Abreviaturas e pontos utilizados
•ag. – agulha; arrem. – arrematar; carr. – carreira; corr. – correntinha; p.a. – ponto alto; p.a. pela frente – faça o p.a. envolvendo o p. da carr. anterior da frente para trás; p.a. por trás – faça o p.a. envolvendo o p. da carr. anterior de trás para frente; p.b. – ponto baixo; p.bx. – p. baixíssimo; trab. – trabalhe.
•Pompom – em papel cartão corte 2 círculos de 4 cm de diâmetro cada um. Recorte um círculo de 1,5 cm de diâmetro no centro de cada um deles. Junte os dois círculos e enrole toda a volta deles com o fio Cisne Super Bebê bem junto. Se necessário, para deixar o pompom bem cheio, faça mais uma camada. Insira uma tesoura pontiaguda por entre os fios e entre os dois círculos e corte os fios sem tirar os anéis de cartão. Afaste os anéis um pouco.
Com um fio comprido, amarre juntos os fios entre os dois cartões, bem apertado. Tire os cartões e prenda os pompons na peça. Se necessário, apare ligeiramente os fios deixando o pompom bem regular.
Execução
•Trab. as linhas Esterlina 8 e Camila duplas em toda a peça.
•Corpo – com a linha azul, monte 20 corr., trab. as 2 carr. seguindo o diagrama do início do corpo e depois siga reto em carr. circulares até 28 carr. do começo. 29ª carr.: 2 p.b., pule 1 p. e repita em toda a carr. 30ª carr.: p.b. Trab. as
29ª e 30ª carr. mais 1 vez (= 13 cm do começo).
•Cabeça – com a linha azul monte 4 corr., feche em círculo com 1 p.bx. e trab. em carr. circulares. 1ª carr.: 8 p.b.
no anel. 2ª carr.: 2 p.b. em cada p.b. 3ª carr.: 2 p.b. em cada p.b. (= 32 p.); 4ª carr.: distribua uniformemente 10 aumentos na carr. (= 42 p.). Depois siga reto. Trab. a 26ª e 27ª carr. igual às 29ª e 30ª carr. do corpo. Repita essas duas carr. mais uma vez e arrem. (= 11 cm do começo).
•Pé – com a linha azul monte 10 corr. e trab. seguindo o diagrama do pé em carr. circulares. Na 8ª carr. do começo, na frente, faça as diminuições (= não trab. 1 p. de cada lado do p. central em cada carr. 8 vezes) como indicado,
formando o pé. Após a 15ª carr. do começo, siga reto até a 35ª carr. do começo e arrem. (= 13 cm do começo).
Faça mais um pé igual a este.
Braço do amigurumi
Com a linha azul, monte 4 corr. e trab. a 1ª e a 2ª carr. igual ao pé, em carr. circulares; na 3ª carr. aumente apenas os p. necessários para ter 19 p. Siga reto por 8 carr. Na carr. seguinte, distribua uniformemente 3 diminuições (cada diminuição = pule 1 p. de base) na carr. (= 16 p.). Siga reto. A 37 carr. do começo (= 13 cm), arrem.. Faça mais um braço igual a este.
•Orelha – lado interno: com a linha branca, monte 18 corr. e trab. seguindo o diagrama da orelha por 2 carr. Arrem.
Prenda a linha azul e trab. da 3ª à 6ª carr. e arrem. Lado externo: trab. igual ao lado interno, mas apenas em azul. Junte as duas partes da orelha avesso contra avesso e feche com pontinhos invisíveis. Faça mais uma orelha igual a esta.
•Rosto do coelho – com a linha branca trab. o olho 2 vezes, a boca 1 vez e o focinho 1 vez. Após arrem. o focinho, amarre um fio branco no centro e aperte bem. Com 3 fios da linha rosa, trab. a língua 1 vez.
Colete –
Com a linha branca monte 20 corr. e trab. em p.b., alternando 2 carr. branco com 2 carr. amarelo e siga o diagrama, fazendo o passa-fita na lateral, a 2 p. da borda. Repita as 3ª até 6ª carr. até o final, formando as listras (laranja no diagrama = linha amarela). Ao mesmo tempo, faça a cava na 18ª carr., como indicado. Repita a cava na 50ª carr. Quando completar 33 listras (última listra em branco), suba 1 corr. e contorne as laterais e a borda inferior do colete com 1 carr. de p.b. Arrem. Com 2 fios da linha branca faça um cordão de 55 corr. e passe no passa-fitas. Dê um nozinho em cada ponta.
•Tênis – com a linha branca monte 10 corr. e trab. as 2 carr. da sola em p.a., como mostra o diagrama. Arrem. Em seguida, com a linha amarela, trab. os p.a. em toda a volta (3ª carr. do diagrama), pegando os p. por cima, subindo como se fosse a lateral de um “cesto”. Trab. as 8 carr. como indicado e arrem.
Com 2 fios da linha branca faça um cordão de 55 corr. e trance na frente do sapatinho, pelos p. em relevo e amarre no alto. Faça mais um sapatinho igual a este para o amigurumi.
Montagem e acabamento do amigurumi
•Encha bem o corpo com a fibra siliconada. Feche a abertura com p. a mão, puxando bem o crochê. Encha bem a cabeça com a fibra siliconada. Feche a abertura com p. a mão, puxando bem o crochê. Costure a cabeça no corpo. sobrepondo as bordas de fechamento. Atenção! Note que a mudança de carr. de ambos fica no centro da parte de trás. Encha bem os pés e prenda-os na parte de baixo do corpo, “achatados” na borda superior, com a ponta dos pés voltada para frente. Encha os braços e prenda-os centralizados em cada lateral, com a borda superior “achatada”.
•Com dois fios da linha branca, marque os dedos em cada mão, passando a linha de um lado ao outro da mão, na parte superior e prendendo embaixo.
•Rosto do coelho: coloque a língua sobre a boca e prenda esse conjunto, com pontinhos invisíveis por baixo do focinho apenas pela borda superior (a língua fica solta sobre a boca e por baixo do focinho). Prenda os olhos sob o focinho. Prenda os botões pretos um em cada olho; prenda o botão rosa no centro do focinho formando o nariz do amigurumi.
•Com pontos à mão, prenda esse conjunto no centro da cabeça, na frente. Borde apenas o contorno dos olhos com 2 fios da linha Mouliné, fazendo 1 carr. de p. haste. Pregue as orelhas no alto da cabeça. Vista o colete e os tênis. Faça 1 pompom e prenda na parte de trás, formando o rabo do coelho amigurumi.
Criação: Coats Corrente
Execução: Vilma Maurer
Ultimas postagens: