Um amigurumi sapo em crochê é uma criação encantadora feita à mão que combina a arte do crochê com a fofura de um boneco de pelúcia. Esses pequenos sapos são confeccionados utilizando a técnica tradicional do crochê, na qual fios de lã ou algodão são entrelaçados habilmente para criar as formas e detalhes do sapo.
Os amigurumis, em geral, são caracterizados por seu tamanho pequeno, design adorável e atenção aos detalhes. O sapo de crochê não é exceção, apresentando olhos bordados ou botões para dar vida à sua expressão. As cores podem variar, mas muitas vezes os sapos são representados em tons de verde, que lembram a aparência dos sapos na natureza.
Medidas – aprox. 30cm de altura
Material do amigurumi
- •Linha Esterlina 8 (nov. 350 m): 2 nov. na cor 130 (verde).
- •Linha Anchor Mouliné (meadas): 1 meada na cor 46 (vermelho).
- •Ag. para crochê de aço niquelado Corrente Milward de 2,00 mm.
- •Ag. Tapestry Corrente Milward nº 20.
- •2 botões pequenos pretos; 1 par de olhos; fibra siliconada para o enchimento; cola quente.
- Nota – Trab. toda a peça com 2 fios da linha Esterlina 8.
Abreviaturas e pontos utilizados
•ag. – agulha; arrem. – arrematar; carr. – carreira; corr. – correntinha; p.b. – ponto baixo; p.bx. – p. baixíssimo;
trab. – trabalhe.
Execução
•Corpo – monte 5 corr. e trab. as primeiras 7 carr. seguindo o diagrama do corpo. Depois siga reto em carr.
circulares, sem aumentos, executando 56 p. em cada carr. Na 31ª carr. (= 12cm do começo): trab. 2 p. e pule 1 p. e repita isso em toda a carr. 32ª carr.: p.b. sem diminuições. Repita a 31ª e a 32ª carr. mais 2 vezes e arrem..
•Cabeça – trab. igual ao corpo até a 24ª carr. (= 10cm). Trab. a 25ª carr. da cabeça igual à 31ª carr. do corpo e termine igual ao corpo.
•Pé – comece pelos dedos: faça 4 corr., feche em círculo com 1 p.bx. e trab. em carr. circulares. 1ª carr.: 8 p.b. no anel. 2ª carr.: distribua uniformemente 3 aumentos na carr. (= 11 p.). Siga reto. A 11 carr. do começo, deixe à espera. Faça mais 2 dedos iguais a esse. Em seguida, junte os dedos e trab. 27 p.b. em toda a volta, como mostra o diagrama da união dos dedos. No final, feche em círculo com 1 p.bx. Trab. 8 carr. circulares.
•Peito do pé: não trab. os 10 p. da frente e siga com os 17 p. restantes em carr. planas. Trab. 4 carr. de 17 p. e depois trab. 4 carr. trabalhando apenas os 7 p. centrais para o calcanhar – veja o diagrama do calcanhar. Com p. à mão feche as laterais, como indicado no diagrama. Em seguida, continue em carr. circulares na abertura da perna:
trab. 6 carr. de 26 p.b. cada uma. Na carr. seguinte, distribua uniformemente 4 diminuições, como se segue: trab. 4 p. e pule 1 p. de base e repita mais 4 vezes. Trab. mais 18 carr. circulares de 22 p. cada uma e arrem.. Faça mais um pé igual a este do amigurumi.
Mão do amigurumi
comece pelos dedos: faça 4 corr., feche em círculo com 1 p.bx. e trab. em carr. circulares. 1ª carr.: 8 p.b. no anel. 2ª carr.: distribua uniformemente 2 aumentos na carr. (= 10 p.). Siga reto. A 9 carr. do começo, deixe à espera.
Faça mais 2 dedos iguais a esse. Em seguida, junte os dedos de forma similar aos dedos do pé e trab. 25 p.b. em toda a volta por 9 carr. circulares. Na carr. seguinte, diminua 6 p. (cada diminuição = trab. 3 p., pule 1 p. de base) restando 19 p. Siga reto. A 30 carr. da união dos dedos, arrem.. Faça a outra mão igual a esta.
•Focinho – monte 6 corr., trab. as 4 carr. do diagrama do focinho e siga reto até 9 carr. do começo. Arrem..
•Olho – monte 4 corr., feche em círculo com 1 p.bx. e trab. em carr. circulares. 1ª carr.: 8 p.b. no anel 2ª e 3ª carr.:
10 p.b. cada uma; 4ª carr. e 5ª carr.: 11 p.b. cada uma do amigurumi.
Montagem e acabamento
•Encha bem o corpo com a fibra siliconada. Feche a abertura com p. a mão, puxando bem o crochê. Encha bem a cabeça com a fibra siliconada. Feche a abertura com p. a mão, puxando bem o crochê. Costure a cabeça no corpo sobrepondo as bordas de fechamento.
- Atenção! Note que a mudança de carr. de ambos fica no centro da parte de trás. Encha o focinho com a fibra e costure na frente da cabeça, com pontinhos à mão. Com os 6 fios da linha vermelha, borde a boca em ponto de cadeia na parte de baixo do focinho. Encha os olhos com um pouco de fibra e costure com pontinhos à mão um pouco acima do focinho. Encha bem os dedos e os braços e prenda-os no alto do corpo, um centralizado em cada lateral, “achatados” na borda superior. Encha e prenda os pés da mesma forma.
- Por último, prenda os botõezinhos como narinas no alto do focinho e os olhinhos nos olhos, com a cola a quente.
Criação: Coats Corrente
Execução: Vilma Maurer
Ultimas postagens: