Está na hora de valorizar a riqueza do artesanato brasileiro na decoração de interiores de sua casa, dar um toque autêntico e atemporal, ao mesmo tempo que fortalece a cultura artesanal do país. Podemos trazer a essência brasileira para os nossos lares, por meio de peças únicas que revelam a singularidade de cada região, transmitem a história de várias gerações e especialmente, convidam a um estilo de vida mais sustentável. Vamos descobrir algumas dicas?.
Antes de mais nada, é preciso mencionar que o artesanato brasileiro está presente em praticamente todo tipo de materiais – palha, madeira, cerâmica, tecidos entre outros – possibilitando uma infinidade de composições que podem ser incorporadas em diferentes estilos de decoração. Não há razões para limitações, pelo contrário, é um campo de exploração bastante amplo e repleto de possibilidades.
Como incorporar peças de artesanato na decoração?
Iniciar pelos detalhes é sempre uma excelente opção quando se trata de artesanato. Itens como vasos e cestos organizadores de palha podem trazer um toque de autenticidade para qualquer ambiente, além de colaborarem com a organização. Jogos americanos e porta-guardanapos feitos à mão não somente embelezam a mesa, como também proporcionam um ambiente mais funcional.
Peças coloridas, seja na tonalidade da própria matéria prima, seja pintadas à mão, podem transformar locais de tons neutros em espaços luminosos e acolhedores. Adornos coloridos na decoração são um convite à alegria e à vivacidade tão características da nossa cultura.
Qual o papel dos espaços temáticos?
Espalhar peças de artesanato ao longo dos ambientes é interessante, mas dedicar um cantinho exclusivo para exibir esses verdadeiros tesouros é ainda melhor. Lá, podem estar expostos cestos, vasos, arranjos naturais, adornos e utensílios manuais de todas as formas e cores. Isso dá ao espaço uma identidade única e proporciona uma imersão cultural diferente.
O jardim também pode ser uma grande tela para o artesanato. Vasos de barro ou cerâmica são peças coringa e são o lugar ideal para cultivar suculentas e cactos ou mesmo para grandes plantas como a costela de adão ou ESPADAS de são Jorge.
Para terminar, não podemos esquecer dos espaços de relaxamento de uma casa, como o quarto ou um pequeno canto da sala. Iluminação suave, tapetes, cestos de palha e outros adornos artesanais criarão uma atmosfera acolhedora e tranquila.
Como você pode ver, incluir artesanato na decoração é honrar a cultura local, valorizar o trabalho de artistas talentosos e pequenos produtores, e ainda imprimir nossa identidade na decoração de nossos lares. Então, o que você está esperando? Comece hoje mesmo a incluir artesanato na sua decoração!
Ultimas postagens:
- Crie Seus Próprios Chapéus de Crochê com Facilidade
- Decoração Artesanal para Vender: Almofada em Crochê Bronze
- 20 Tapetes de Crochê em Barbante com Gráficos: Os 20 Modelos que Mais Vendem!
- Como Fazer a Elegante Saia Longa em Crochê Paixão c Gráficos
- Moda Verão 2024: Vestido em Crochê Eucalipto com Gráficos