Benefícios Surpreendentes do Crochê para a Saúde

De fios e agulhas nascem peças únicas e personalizadas, seja como hobby, profissão ou até mesmo estilo de vida. Porém, além do prazer…

Crochê: Uma atividade manual com benefícios surpreendentes para a saúde

De fios e agulhas nascem peças únicas e personalizadas, seja como hobby, profissão ou até mesmo estilo de vida. Porém, além do prazer artesanal que a prática do crochê proporciona, já foram identificados vários benefícios do crochê para a saúde. Essa atividade milenar ajuda a melhorar a mente e o corpo, tornando-se uma opção incrível para adicionar positivamente à sua vida. Quer entender como o crochê pode ser mais do que uma simples atividade de lazer? Confira estes 12 benefícios do crochê para a saúde abaixo.

1. Melhora a concentração

O crochê e outras atividades manuais exigem bastante concentração e atenção. Com o tempo, essa prática ajuda a treinar a capacidade de foco e pode se refletir também em outras áreas da vida. É ideal para quem tem problemas de concentração ou para momentos de alta ansiedade.

2. Reduz o estresse

Crochetar ajuda a transformar a química do cérebro. A realização da atividade aumenta os níveis de serotonina e dopamina, hormônios responsáveis pelas sensações de bem-estar e prazer, tornando essa prática uma excelente forma de reduzir o estresse.

3. Ajuda a relaxar

Crochetar é uma atividade calmante que também contribui para baixar a pressão arterial e acalmar o coração.

4. Melhora a visão

A prática constante do crochê requer um exercício de visão que, a longo prazo, pode melhorar sua acuidade visual. Além disso, o movimento constante dos olhos pode ajudar a lubrificá-los, evitando problemas futuros como a catarata.

5. Amplia a autoestima

Criar algo do zero com sua própria habilidade gera uma sensação de prazer e realização. Além disso, ao finalizar uma peça, você adquire um sentimento de dever cumprido, o que ajuda a melhorar sua autoestima.

6. Estimula a criatividade

A possibilidade de criar e imaginar peças diferentes, mesclar cores, pontos e formatos, é um valioso estímulo à criatividade, benefício que também pode ser aplicado em outras áreas da vida.

7. Benefício para crianças

O crochê é uma prática que pode ser bastante divertida e educativa para as crianças, além de promover o desenvolvimento psicomotor, essencial para as habilidades motoras e intelectuais. Por isso, muitas escolas já adotam o ensino do crochê em suas grades curriculares.

8. Auxilia no combate à depressão

Além de diminuir o estresse, o crochê pode contribuir para a redução de níveis de ansiedade e até mesmo auxiliar no tratamento da depressão. De maneira geral, a prática promove a sensação de realização e propósito, o que pode ser bastante benéfico para a autoestima e o bem-estar.

9. Previne doenças degenerativas

A prática do crochê mantém o cérebro ativo, ajudando a prevenir doenças como Alzheimer e Parkinson.

10. Quebra barreiras e preconceitos

O crochê, sendo uma atividade que pode ser praticada por todas as idades e gêneros, ajuda a dissolver preconceitos sobre atividades específicas para gêneros ou idades.

11. Auxilia em momentos difíceis

Em momentos turbulentos, como a atual pandemia, o crochê pode ser um refúgio tranquilizador e até uma fonte de renda extra.

12. Pode ser uma fonte de renda

O artesanato está em alta, e produtos feitos à mão ganham cada vez mais espaço no mercado. Se você ama crochê, essa pode ser uma ótima oportunidade de trabalho!

Enfim, os benefícios do crochê para a saúde são valiosos de diversas maneiras. E como já dizem por aí: “o crochê é o novo yoga!” Então, se ancora na tua poltrona, pega aquela linha colorida e agulhas afiadas e vamos crochetar!

Ultimas postagens: