Blusa de tricô no fio MUNIQUE: Perfeita para a estação!

Confira o passo a passo detalhado para essa linda peça!

Blusa de tricô no fio MUNIQUE: Perfeita para a estação!

Uma das vantagens da blusa de tricô é a sua capacidade de isolamento térmico, proporcionando conforto e aquecimento ao corpo em dias mais frios. Além disso, o tricô é uma técnica artesanal que permite uma grande variedade de detalhes e texturas, como pontos mais grossos, tranças, listras, entre outros, conferindo uma estética única e personalizada à peça.

MATERIAL

– Fio Munique, 5 novelos na cor Blumenau (7)

– Ag. de tricô Pingouin nº 5

– Ag. de tapeçaria para os acabamentos

– Tesoura

– Fita métrica

PONTOS EMPREGADOS E ABREVIATURAS

nov. = novelo; p. = ponto(s); ag. = agulha(s); carr. = carreira(s); t. = tricô; m. = meia; aum. = 1 m. e 1 t. no mesmo p. da base; dim. = 2 p. juntos; p. de borda = trab. o último p. de cada carr. em t. e o primeiro p. de cada carr. tire sem fazer em t.; trab. = trabalhe; rep. = repita; *–* = rep. de * até *; x = vezes; arrem. = arremate.

  • Barra 2/2 = 1ª carr. e todas as ímpares – *2 t., 2 m.*; 2ª carr. e todas as pares – trab. acompanhando os p., ou seja, meia sobre meia e tricô sobre tricô.
  • P. almofada = em um nº de p. múltiplo de 4 p. + 3 + 2 p. de borda: 1ª, 3ª e 5ª carr. (avesso) – p. de borda, p. centrais em t., p. de borda; 2ª e 4ª carr. (direito) – p. de borda, p. centrais assim em m., p. de borda; 6ª carr. – p. de borda, *3 m., deixe cair assim o próximo p. da ag. esquerda e desmanche-o em 4 carr., com a ag. direita recupere o p. e, por baixo dos 4 fios soltos que foram desmanchados, lace o fio do novelo e trab. 1 m.*, rep. quantas vezes for necessário assim e termine a carr. com 3 m., 1 p. de borda; 7ª, 9ª e 11ª carr. – p. de borda, p. centrais em t., p. de borda; 8ª e 10ª carr. – p. de borda, p. centrais assim em m., p. de borda; 12ª carr. – p. de borda, 1 m., *deixe cair o próximo p. da ag. esquerda e desmanche-o assim em 4 carr., com a ag. direita recupere o p. e, por baixo dos 4 fios soltos que foram desmanchados, lace o fio do novelo e trab. 1 m., 3 m.*, rep. quantas vezes for necessário e termine então a carr. deixando cair o próximo p. da ag. esquerda e desmanche-o em 4 carr., com a ag. direita recupere o p. e, por baixo dos 4 fios soltos que foram desmanchados, lace o fio do novelo e trab. 1 m., 1 m., 1 p. de borda. Rep. as 12 carr.

TENSÃO DO PONTO

Um quadrado em p. almofada com 10 x 10 cm = 20 p. x 34 carr.

EXECUÇÃO DA BLUSA DE TRICÔ

Frente

– Na ag. para tricô, monte 86 p. e trab. 6 cm em p. de barra 2/2, mude para o p. almofada diminuindo 1 p. no decorrer da 1ª carr.

– A 49 cm desde o início, para formar assim o decote, arremate os 9 p. centrais dividindo o trabalho em 2 partes iguais e continue cada lado separadamente arrematando na beirada do decote a cada 2 carr. 2x 4 p., 4x 2 p.

– A 56 cm desde o início, arrem. todos os p.

– Trab. assim o outro lado da mesma maneira.

Costas

– Na ag. para tricô, monte 86 p. e trab. 6 cm em p. de barra 2/2, mude assim para o p. almofada diminuindo 1 p. no decorrer da 1ª carr.

– A 54 cm desde o início, para formar o decote, arremate então os 19 p. centrais dividindo o trabalho em 2 partes iguais e continue cada lado separadamente arrematando na beirada do decote a cada 2 carr. 1x 6 p., 1x 5 p.

– A 56 cm desde o início, arrem. todos os p.

– Trab. assim o outro lado da mesma maneira.

Mangas

– Na ag. para tricô, monte então 38 p. e trab. 6 cm em p. de barra 2/2, mude para o p. almofada distribuindo 3 aum. no decorrer da 1ª carr. e trab. aumentando assim nos 2 lados a cada 12 carr. 10x 1 p.

–  A 45 cm desde o início, após ter concluído assim 21 almofadas, trab. a 1ª e a 2ª carr. do p. almofada e arrem. todos os p.

– Trab. a outra manga da mesma maneira.

ACABAMENTO DA BLUSA DE TRICÔ

– Costure um ombro. 

– Para o acabamento do decote, levante então na ag., do avesso para o direito, 118 p. distribuídos uniformemente e trab. 6 cm em barra 2/2, arrem. todos os p.

– Costure o acabamento do decote e o ombro restante. 

– Marque dessa forma o centro da manga e alinhe a marcação com a costura do ombro, a partir dessa marcação costure a manga em 19 cm de cada lado.

– Feche as mangas e costure as laterais.

Artesã: Rosângela Gonçalves

Créditos: Pingouin

últimas postagens: