As belíssimas blusas de crochê têm ganhado cada vez mais espaço no universo fashion. Atraem tanto pela riqueza detalhista de seu trabalho manual quanto pela adaptação atualizada ao estilo moderno. Resultado disso? Peças atemporais que não cansam de encantar pela singularidade.
1. Uma fusão que marca identidade
O encanto das blusas de crochê reside justamente na harmoniosa combinação de tradição e inovação. Enquanto os desenhos e pontos remontam a um saber artesanal hereditário, detalhes e modelagens modernas conferem uma releitura contemporânea. E o mesmo se observa nas cores, que vão desde as mais típicas às nuances da atualidade.
2. Estilos e padrões para todas
Outro grande atrativo dessas blusas surge da vastidão de estilos e padrões. Seja uma peça delicada e romântica, seja um item mais despojado, seja até mesmo algo voltado ao boho chic: há modelagens para todos os gostos. Seus inúmeros desenhos, por sua vez, evidenciam o primoroso trabalho de crochê, aportando sofisticação única a cada peça.
3. A versatilidade que encanta
Versáteis, as blusas de crochê estilosas adaptam-se facilmente a diferentes situações. Num evento casual, realizam uma excelente composição com shorts ou calças jeans. Já para uma ocasião mais formal, é só combiná-las com peças mais sofisticadas. Além disso, são democráticas em relação às estações do ano: no calor, refrescam a pele; no frio, formam interessantes camadas ao serem superpostas.
4. A contribuição à moda sustentável
Em tempos de busca por uma moda mais consciente, as blusas de crochê ganham ainda mais destaque. A produção de natureza artesanal emprega mão de obra justa e favorece a revalorização do trabalho manual. Cobra-se, assim, mais do que o produto em si: a singularidade de cada peça traz consigo todo o empenho empregado em sua confecção.
5. Inspirações para a estilização das blusas de crochê
Casual e Descontraído: Combine blusas de crochê estilosas com jeans ou shorts para um look perfeito para o dia a dia;
Elegância Boho: Com uma saia fluida e acessórios Boho, a blusa de crochê ganha uma cara sofisticada;
Camadas Charmosas: Sobreponha a blusa de crochê a vestidos ou camisas e adicione dimensão ao seu look. Conclui-se que as blusas de crochê estilosas são verdadeiros must-haves no guarda-roupa de qualquer um que ame moda e aprecie peças exclusivas.
Venha dar uma olhadinha nos modelos que selecionamos para você em nosso blog!
MATERIAIS
- 3 novelos Queen 5/2 (100 g) – Cor: 3334 (Tulipa);
- Ag. para crochê Círculo 1,75 mm;
- 1 Maxxi retrós Círculo – Cor: 312 (balé);
- Ag. para tapeçaria Círculo;
- Tecido de malha para o forro;
- Papel vegetal;
- Lápis;
- Tesoura;
- Fita métrica;
- Máquina de costura.
Pontos utilizados no crochê: corr.: correntinha, p.bx.: ponto baixíssimo, p.b.: ponto baixo, p.a.: ponto alto, p.a.d.: ponto alto duplo, 2 p.a.f.j.: 2 pts. altos fechados juntos no mesmo p. de base, 3 p.a.f.j.: 3 pts. altos fechados juntos no mesmo p. de base, rococó: enrolar a linha (8 vezes na ag.. Introduzir a ag. dentro do arco, laçar a linha e puxar por dentro das 8 laçadas, roseta: siga o diag. 1, meia roseta: siga o diag. 2, bico de acabamento: siga o diag. 3.
Abreviaturas: acomp.: acompanhando, ag.: agulha, carr.: carreira ou carreiras, diag.: diagrama, p.: ponto, pts.: pontos, nov.: novelo, rem.: rematar, rep.: repetição, rep.: repetição ou repetições, trab.: trabalhe ou trabalhando.
Amostra: Roseta (diag. 1) na ag. de 1,75 mm = 5 x 5 cm
Tamanho: 38
Execução:
Transfira os moldes para o papel vegetal para usar como referência na execução da peça. Observe as setas no esquema de medidas com a indicação do sentido do trabalho.
Roseta: Use a ag. de crochê de 1,75 mm e o fio Queen 5/2 na cor Tulipa. Inicie a roseta fazendo o anel mágico, 1ª carr.: 12 p.b., 1 p.bx. para fechar a carr.. Na 2ª e 3ª carr. continue seguindo o diag. 1, trab. em carr. circulares.
Meia roseta: Use a ag. de crochê de 1,75 mm e o fio Queen 5/2 na cor Tulipa. Inicie a meia roseta fazendo o anel mágico, 1ª carr.: 12 p.b., 1 p.bx. para fechar a carr.. Na 2ª e 3ª carr. continue seguindo o diag. 2. Na 1ª carr. trab. em carr. circular, na 2ª e 3ª carr. trab. em carr. de ida e volta.
Blusa: Para compor a parte da frente e parte das costas serão necessárias 130 rosetas (diag. 1) e 4 meias rosetas (diag. 2) unidas entre si com p.bx., observe o esquema de distribuição. Finalize a peça contornando as cavas com 1 carr. de p.b., rem. o fio e reserve a peça.
Manga: Para compor cada manga serão necessárias 18 rosetas (diag. 1) unidas entre si com p.bx., observe o esquema de distribuição. Finalize as laterais e parte superior da manga com 1 carr. de p.b., rem. o fio e reserve a peça. Faça a outra manga igual. Mude para a ag. de tapeçaria e com o fio Queen 5/2 na cor Tulipa prenda a manga ao redor da cava com pts. de alinhavo.
Bico de acabamento: Use a ag. de crochê de 1,75 mm e o fio Queen 5/2 na cor Tulipa e contorne decote (110 pts.), barra (203 pts.) e a borda de cada manga (77 pts.) acomp. o diag. 3 e o p. de rep. da 1ª à 2ª carr..Trab. em carr. circulares e feche cada carr. com 1 p.bx..
Forro: Modelado sobre a blusa como regata. Prenda o forro na máquina de costura com o fio Maxxi retrós na cor balé, prendendo o forro ao redor do decote.
Atenção: Acompanhe o gráfico no final desse artigo. Obrigada!
Artesã: Maria S. Barreto
Coleção de Blusas de Crochê: Gráficos dos Pontos
Gráfico