Passo a Passo: Aprenda a Confeccionar um Charmoso Bolero com Técnicas de Crochê

Notícias Criativas: Saiba como confeccionar um maravilhoso bolero utilizando as técnicas de crochê

Notícias Criativas: Saiba como confeccionar um maravilhoso bolero utilizando as técnicas de crochê

Os fãs de crochê e tricô sabem que, com agulhas, fios e um pouco de criatividade, é possível criar peças de vestuário únicas e cheias de estilo.

Hoje, trazemos um tutorial passo a passo para a confecção de um charmoso bolero utilizando a linha Cléa 1000 na cor 7684 (bege).

Em nosso guia, utilizaremos uma agulha de crochê nº 2 (1,75 mm), uma agulha de tricô 3 mm, agulha de tapeçaria, lápis e papel vegetal. O objetivo deste artigo é orientar você a dar vida à peça, do início ao fim, usando vários pontos empregados no crochê e tricô.

Foto: Círculo

A confecção da peça

A peça é toda feita utilizando o fio duplo da linha Cléa 1000. O primeiro passo é transferir os moldes para o papel vegetal para usar como base das medidas na execução do bolero. Para as costas do bolero: Inicie com um cordão de 35 cm e prossiga com o ponto baixíssimo, ponto baixo, ponto alto e o picô, como orientado no diagrama 1, repetindo os pontos e realizando os arremates necessários para formar as cavas. As frentes serão feitas da mesma maneira, porém, inicie com um cordão de 12 cm. Aqui, precisaremos fazer alguns aumentos e arremates para formar a curva da pala e a cava. Para a outra frente, repita o mesmo procedimento, mas invertendo o lado dos aumentos e arremates.

Foto: Círculo

Confecção da manga e montagem da peça

A manga inicia pelo punho. Monte na agulha de tricô 56 pontos e faça o ponto barra 1/1 até atingir 5 cm de comprimento. Prossiga com a execução em crochê, seguindo o mesmo molde e fazendo os ajustes necessários. Após concluir todas as partes descritas, vamos à montagem: feche as laterais sobre os 20 cm e feche os ombros sobre os 10 cm. Em seguida, costure as mangas ao redor das cavas. O acabamento em tricô vem por último. Levante 362 pontos iniciando pela frente direita, passando pelo decote, pela frente esquerda e finalize nas costas. Trabalhe em ponto barra 1/1 por 10 carreiras.

Considerações finais para o seu Bolero

Com amor e um pouco de habilidade, o seu bolero estará pronto para ser exibido! Esperamos que este artigo tenha sido útil para quem gosta de tricotar e crochetar. Fique à vontade para ajustar as medidas conforme a necessidade e criar boleros de outras cores. Seja criativo e divirta-se durante o processo!

Use sua criatividade ao máximo!

Se você é apaixonado por crochet e tricô, já sabe: o limite é a sua imaginação! Com a ajuda de um bom tutorial, um pouco de prática e muita criatividade, é possível criar inúmeras peças incríveis. E a melhor parte? Tudo feito por você e com a sua cara. Pronto para dar vida ao seu próprio bolero? Mãos à obra!

Materiais: 

Fio Cléa 1000 – 2 novelos na cor 7684 (bege);

Agulha para crochê  nº 2 (1,75 mm);

Agulha para tricô 3 mm;

Agulha de tapeçaria;

Lápis e papel vegetal.

Pontos empregados no crochê: p.: ponto, corr.: correntinha, p.bx.: ponto baixíssimo, p.b.: ponto baixo, p.a.: ponto alto, picô – (3 corr., 1 p.bx. na 1ª corr.).

Pontos empregados no tricô: ponto barra 1/1: 1ª carreira: * 1 meia e 1 tricô*, 2ª carreira.: *1 tricô e 1 meia *, repita de *a*. Repita sempre estas duas carreiras.

Foto: Círculo
Foto: Círculo
Foto: Círculo