Bolsa de crochê em fio conduzido Rio de Janeiro 

Esse projeto é perfeito para você!

A bolsa de crochê é uma ótima opção para quem busca acessórios únicos, personalizados e feitos à mão. Com diferentes tipos de fios, pontos e técnicas, é possível criar bolsas de diversos tamanhos, modelos e estilos, desde as mais simples e básicas até as mais elaboradas e sofisticadas. As bolsas de crochê são ideais para complementar looks casuais e despojados, além de serem sustentáveis e duráveis, contribuindo para um consumo consciente e uma moda mais sustentável. Além disso, são uma excelente opção de presente criativo e diferenciado para amigos e familiares. Assim, aprenda aqui no blog Katia Ribeiro Crochê essa linda peça.

MATERIAL

  • 2 novelos de Balloon Esgrima 2866
  • 2 novelos de Balloon Mandarim 0210
  • 2 novelos de Balloon Surf 8508
  • Agulha de crochê nº 4,5 mm
  • Agulha de tapeçaria
  • Tesoura
  • 4 marcadores de pt.


PONTOS EMPREGADOS E ABREVIATURAS

  • corr: correntinha
    carr: carreira
    pa: ponto alto
    pb: ponto baixo
  • pbx: ponto baixíssimo
    pt: ponto
    []: pontos repetidos ao longo da carreira
    **: pontos feitos sobre o mesmo espaço ou ponto de base.


NOTAS

  • Ao trocar de carr nas carr de pa, fazer duas corr para subir. Estas corr contam como o 1º pt da carr..
  • Ao trocar de carr nas carr de pb, fazer uma corr para subir e o 1º pb no mesmo pt de base.
  • A peça é tecida com fio duplo. É mais confortável usar um cabo de cada um dos novelos.
  • Ao fazer a base da bolsa, é importante que a contagem de pts seja a indicada na receita para que o gráfico encaixe corretamente na peça. Confira sempre o número total.
  • As carr de pb são tecidas pela frente e pelo avesso alteradamente, da mesma forma que no crochê plano. Isto é para que a trama do fundo e das alças fique idêntica à do corpo da bolsa. Fique atenta para não comer pts ao fechar as carr circulares. Fique à vontade para usar marcadores de pt.
  • Esta peça é tecida utilizando a técnica de fio conduzido. Para que a troca de cor seja perfeita, troque o fio na última laçada do pa anterior.


EXECUÇÃO DA BOLSA

Com o fio Esgrima:
Fazer 17 corr. Carr 1: 1 pb na 2ª corr a partir da agulha, pb até terminar as corr. 1 corr para subir, virar o trabalho. (Total: 16 pts) Carr 2 – 55: pb sobre pb (Total: 16 pts) Carr 56: pb sobre pb até o fim da carr. Girar a peça, fazer 1 pb na lateral do último pt da carr. Seguir fazendo pb na lateral de todos os pontos, até atingir a próxima quina. Girar a peça. pb sobre cada uma das 16 corr iniciais. Girar novamente, pb sobre as laterais dos pts até a próxima quina. Gira a peça. pb sobre pb. Fechar a carr com 1 pbx sobre o primeiro pt na lateral. 1 corr para subir, virar o trabalho. (Total 144 pts)

Carr 57 – 66: 1 pb no último pt da carr anterior, pb sobre pb por toda a volta, pb sobre o pt com pbx. Fechar a carr com 1 pbx sobre o primeiro pt na lateral.1 corr para subir, virar o trabalho. (Total 144 pts)


Carr 67: 1 pb no último pt da carr anterior, pb sobre pb por toda a volta, pbsobre o pt com pbx. Cortar o fio, arrematar com arremate invisível, cuidando para que não haja alteração no número total de pts. (Total 144 pts) Engatar fio Surf no 9º pt de uma das laterais da bolsa. Carr 68: 2 corr para subir (contam como pt), conduzindo o fio Mandarim, fazer 11 pa com o fio Surf. Trocar para a cor Mandarim. [7 pa. 10 pa em Surf, 7 pa em Mandarim, 24 pa em Surf] x 3, 12 pa com Surf. (Conforme gráfico no fim da receita)


Carr 69 – 87: Seguir o gráfico, lendo de baixo para cima, até completar as 20 carr do padrão. Cortar ambos os fios e arrematar com arremate invisível o fio azul, cuidando para que não haja alteração no número total de pts. Engatar o fio Esgrima 51 pts antes do último pt da carr anterior. Carr 88: 1 corr para subir, pb no mesmo pt de base, pb por toda a volta. Fechar a carr com 1 pbx sobre o 1º pt. 1 corr para subir, virar o trabalho. (144 pts)


Carr 89-91: pb no último pt da carr anterior, pb sobre pb por toda a volta, pb sobre o pt com pbx. Fechar a carr com 1 pbx sobre o primeiro pt na lateral. 1 corr para subir, virar o trabalho. (Total 144 pts)

Neste ponto iniciam-se as alças. Assim, as carr 92-95 são tecidas em duas etapas. Carr 92-94: [ETAPA 1] pb no último pt da carr anterior, 46 pb. 1 corr para subir, virar o trabalho da bolsa. (Total 144 pts) Cortar o fio na carr 94.

Deixar os 26 pts de base seguintes sem tecer e engatar o fio Esgrima no próximo pt.

Carr 92-94: [ETAPA 2] 46 pb 1 corr para subir, virar o trabalho. (Total 144 pts) Carr 95: 46 pb, 36 corr, 46 pb sobre os pb da Etapa 1, 36 corr, 1 pbx no 1º pt da carr. 1 corr para subir, virar o trabalho. (Total 164 pts) Carr 96: 36 pb sobre as corr, 46 pb, 36 pb sobre as corr, 45 pb, 1 pb sobre o pt com pbx. Fechar a carr com 1 pbx. 1 corr para subir, virar o trabalho. (Total 164 pts) Carr 97 – 99: idem à Carr 89.


Arrematar com acabamento invísivel e fazer os arremates necessários e fim! Sua bolsa Mergulho no Leme tá pronta! Vale colocar um forro esperto!

Fonte: Pingouin

Ultimas Postagens: