Cachepô de Crochê : A Decor perfeita para sua casa!

Cachepô perfeito para sua mesinha!

Cachepô de crochê é uma forma criativa e charmosa de decorar a casa. Eles podem ser usados para plantas, como porta-trecos ou até mesmo como cestos para guardar roupas. O crochê permite uma grande variedade de modelos, tamanhos e cores, possibilitando criar peças únicas e personalizadas para cada ambiente. Além disso, o cachepô de crochê pode ser uma ótima opção de presente artesanal, pois é uma peça versátil e de muito bom gosto.

NÍVEL
Iniciante


TAMANHO
35cm de circunferência x 12cm de altura


MATERIAL CACHEPÔ

  • Fio Cappio, 01 novelo,
    Cor Tiger Lily – Cód. 5296
  • Fio Cappio, 01 novelo,
    Cor Júpiter– Cód. 3345
  • Agulha de crochê tradicional nº5mm
  • Agulha de crochê tunisiano nº5mm
  • Tesoura
  • Agulha de tapeçaria

PONTOS E ABREVIAÇÕES
carr: carreira
corr: correntinha
PB: ponto baixo
PBX: ponto baixíssimo
AUM: aumento


ORIENTAÇÃO INICIAIS

Essa receita vai ensinar a tecer o cachepô sob medida para o tamanho do seu vaso. Para isso, vamos tecer a peça em duas etapas: primeiro o fundo e em seguida as paredes do cachepô. Então, vamos iniciar fazendo um fundo redondo em crochê tradicional, na medida do fundo do seu vaso, conforme o passo a passo. Em seguida, vamos contar quantos pontos esse fundo redondo totalizou na última carreira, e com essa informação vamos tecer um cordão de correntinhas com a quantidade de pontos do fundo para tecer as paredes do cachepô, em crochê tunisiano plano. Ao finalizar essas duas etapas, basta fazer a montagem conforme orientações do passo a passo.

Vamos utilizar o fio Cappio que além de trazer um efeito visual lindo, é super durável e perfeito para “abraçar” nossas plantinhas com o carinho que elas merecem.


EXECUÇÃO CACHEPÔ


Fundo da peça – Com o fio Cappio na cor Tiger Lily – Cód. 5296 e agulha de crochê tradicional
1ª carr.: No anel mágico, 7 PB (7)
2ª carr.: 7 AUM (14)
3ª carr.: (1 AUM + 1 PB) x 7 (21)
4ª carr.: (1 AUM + 2 PB) x 7 (28)
5ª carr.: (1 AUM + 3 PB) x 7 (35)

6ª carr.: (1 AUM + 4 PB) x 7 (42)

Note que a cada carreira estamos aumentando a quantidade de pontos entre um aumento e outro.


Exemplo.: na carr. 3 começamos com (um aumento e UM ponto) em cada sequência, e na carr. 4 já fizemos (um aumento e DOIS pontos), e na carr. 5 (um aumento e TRÊS pontos). Então, siga fazendo essa lógica de aumentos até alcançar a medida do fundo do seu vaso.

Arrematar, escondendo a sobra do fio dentro da trama da peça e reservar essa parte para a hora da montagem.

Paredes

Iniciar com o fio Cappio na cor Tiger Lily – Cód. 5296 e agulha de
crochê tunisiano.

1ª carr.: Inicie fazendo um cordão de xx corr. (essa quantidade de corr. deverá ser igual a quantidade de pontos que finalizou na parte do fundo da peça), em seguida, carregue um ponto em cada corr. de base. Para finalizar essa carr. faça a descarga dos pontos, sem virar o trabalho, vamos laçar o fio e trabalhar da esquerda para a direita, tirando o primeiro ponto sozinho e todos os demais pontos de dois em dois. (caso tenha alguma dúvida, lembre de assistir o vídeo de apoio). O último ponto a ser descarregado já deverá ser tecido com a nova cor (Cor Júpiter– Cód. 3345). Aqui temos nossa carreira
de fundação do crochê tunisiano.


2ª carr.: Tecer uma carreira de pontos palito com a Cor Júpiter– Cód. 3345, finalizando a descarga do último ponto já com a cor Tiger Lily – Cód. 5296.


3ª carr.: Tecer uma carreira de pontos palito com a Cor Tiger Lily – Cód. 5296, finalizando a descarga do último ponto já com a cor Júpiter– Cód. 3345.


4ª carr em diante: Seguir intercalando essas carreiras de cores até obter a altura desejada para seu cachepô. Carr. de arremate: Subir uma corr. para dar altura ao trabalho e seguir tecendo um PB dentro de cada ponto palito de base. Ao chegar ao final da carreira, cortar o fio deixando um longo fio para a costura da peça.


MONTAGEM: Utilizar o fio que reservamos para costurar as laterais do cachepô alinhavando as duas extremidades desta faixa retangular. Em seguida, vamos costurar alinhavando as paredes ao fundo do cachepô, pegando um ponto da base da parede com um ponto do fundo redondo. Arrematar escondendo as sobras de fios dentro da trama da peça.

Fonte: Pingouin

Ultimas Postagens: