Cardigan com fio Monique: A Tendência do dia das Mães!

cardigan Perfeito para fazer de presente para sua mãe!

Cardigan com fio Monique: A Tendência do dia das Mães!

Cardigan é uma peça de roupa que pode ser confeccionada em tricô ou crochê. É uma peça versátil e atemporal que pode ser usada em diversas ocasiões, desde eventos mais formais até para compor um look mais casual. Assim, aprenda aqui no blog Katia Ribeiro Crochê essa linda peça.

NÍVEL: Fácil

TAMANHO: Adaptável

MATERIAL

  • 1 novelo do fio Monterey na cor 9111
  • 1 novelo do fio Bora Bora na cor 9129
  • 1 novelo do fio Dubai na cor 9094
  • Agulha de crochê nº 5 mm
  • Fita Métrica
  • Tesoura
  • Agulha de tapeçaria nº 12
  • Marcadores de ponto

PONTOS EMPREGADOS E ABREVIATURAS DO CARDIGAN

  • Carr: carreira
  • Corr: corrente
  • pbx: Ponto baixíssimo
  • pb: ponto baixo
  • pa: ponto alto

NOTAS

 Essa peça foi confeccionada no modelo topdown, ou seja, de cima para baixo, e a quantidade de correntes iniciais é baseada numa medida que passe na maioria das cabeças, de forma que você possa vestir confortavelmente, porém, é importante lembrar que, caso você use um fio mais fino ou tenha o ponto mais apertado, o cordão de correntinhas vai diminuir, então é importante que você confira, antes de começar a tecer, se a peça vai passar na sua cabeça.

– A peça foi confeccionada com o mesmo número de agulhas para os três fios utilizados. A diferença de tensão dos pontos que a numeração escolhida ocasiona em cada um dos fios faz parte do modelo.

EXECUÇÃO DO CARDIGAN

  1. Com o fio Monterey, inicie tecendo um total de 86 corr + 4, de modo que você tenha 26 corr na frente, 26 corr nas costas, 17 corr em cada um dos ombros e 4 corr livres, onde você deverá posicionar os marcadores para tecer os raglans.
  2. Feche com pbx (com cuidado para não torcer o cordão) e comece a tecer a primeira carreira, onde você fará 1pa para cada corrente e, em cada marcador, 1pa+2corr+1pa, na mesma corrente. Feche com pbx.
  3. Continue tecendo dessa forma até chegar na altura de fechar as axilas. Experimente a peça para conferir.
  4. Chegando na altura exata, junte a frente e as costas da peça, deixando o espaço para os braços, e passe a tecer apenas o corpo da peça, unindo os cantos e obedecendo os relevos.
  5. Quando acabar o fio Monterrey, feche a carreira e comece a tecer com o fio Bora Bora, até a altura desejada.
  6. Se desejar, faça ponto barra 2×2 na base (o modelo da imagem tem 3 carreiras de ponto barra).
  7. Arremate.
GOLA: Prenda o fio Dubai na base do pescoço e comece a tecer pontos altos em volta, fechando com 1 PBX ao final de cada carreira (você vai tecer aprox. 20 carreiras dessa forma). Arremate.
MANGAS: Prenda o fio Dubai em uma das mangas e comece a tecer de forma circular. (você vai tecer aproximadamente 19 carreiras dessa forma).

– Atingido o tamanho desejado, inicie uma carreira de pontos altos com diminuições em todos os pontos, ou seja, tecendo sempre dois pontos juntos).

– A partir da segunda carreira, faça as diminuições necessárias para o ajuste no seu antebraço. (é uma manga no modelo ¾).

Dica: Você pode fazer primeiro as mangas, e, com o restante do fio, fazer quantas carreiras for possível na gola.

– Por fim, faça uma carreira de pontos baixos, arremate e esconda os fios do seu cardigan.

Artesã: Gabi Kyrillos

Fonte: Pingouin

Ultimas Postagens: