Colar de crochê é um dos acessórios que podem ser feitos em uma variedade de estilos e designs. Eles podem ser feitos usando fios de diferentes espessuras e cores, bem como técnicas de crochê diferentes, como crochê tradicional, crochê tunisiano e crochê de filé. Os colares de crochê são frequentemente decorados com miçangas, contas e outros enfeites, e podem ser usados para adicionar um toque de cor e textura a qualquer look. Eles também são uma ótima opção para quem deseja criar um acessório único e personalizado.Assim, aprenda aqui no blog Katia Ribeiro Crochê essa linda peça.
MATERIAL DO COLAR
- 1 novelo de fio MACRAMÊ na cor pinho 1784 ou qual preferir.
- Retalhos do fio MACRAMÊ na cor preto 100, mas pode usar restos de outros fios mais finos.
- Agulha para crochê nº 7mm
- Agulha para crochê nº 5mm (para detalhe)
- Tesoura
- Botão, de sua preferência
- Agulha de tapeceiro para arremates
PONTOS E ABREVIAÇÕES
Corrente – Corr./ Carreira – Carr./ Ponto – p./ Ponto Baixo – p.b./ Aumento – aum./ Diminuição – dim.
TAMANHO
O colar fica com uma boa largura, se quiser fazer mais justo, apenas faça menos correntes no início do trabalho, e conte menos pontos para iniciar os aumentos para fazer a curvatura do colar.
EXECUÇÃO DO COLAR
Faça 50 corr. e fazer mais 7 corr. para a casa do botão.
Obs.: Ajuste o nºs de corr para o tamanho do seu botão.
Contar 7 corr e na 7ª, prender com 1 p.b.
1ª carr – Fazer 1 carr. toda em p.b total de 50 p.b. Finalizar e costurar o botão nesta ponta.
2ª carr – O colar está com uma carr em p.b. e um lado com botão e outro com a casa do botão. Deixe o colar com a parte da frente do trabalho virado para você o botão do lado esquerdo e a casa do botão ao seu lado direito. A partir do final da casa do botão conte 12 pontos de base.
No p. 13 insira a agulha, puxe o fio, suba uma corr e repita 3x *1 p.b. e 1 aum.*, após repita mais 3x *3 p.b. e 1 aum.* e em seguida mais 3x *1p.b. e 1 aum.*
3ª carr – Subir 1 corr. virar o trabalho e fazer 13 p.b. pegando alça da frente do ponto de base, vai ficar um desenho das alças.
4ª carr. – Subir 1 corr. virar o trabalho, fazer 1 dim. em p.b. pegando apenas alça de trás do p. fazer 3 p.b. com alça de trás e mais uma dim. em p.b. com alça de trás.
5ª carr – Subir 1 corr. virar o trabalho, fazer 1 dim. em p.b. pegando apenas alça da frente do p. fazer 1 p.b. com alça da frente e mais uma 1 dim. em p.b. com alça da frente.
6ª carr. – Subir 1 corr. virar o trabalho, fazer 1 dim. em p.b. pegando apenas alça de trás do p. fazer 1 p.b. com alça de trás
7ª carr. – Subir 1 corr. virar o trabalho, fazer 1 dim. em p.b. pegando apenas a alça de trás do p.
Obs.: Este detalhe na ponta do colar está finalizado, pode cortar o fio e fazer os acabamentos e arremates.
Agora vamos fazer a outra parte do colar.
1ª carr. – Deixe o colar de frente para você, a ponta recém feita para baixo, encontre o ponto onde termina a base esquerda dessa ponta, agora segure o colar com o lado avesso de frente para você. Introduza a agulha apenas na alça da frente do ponto e faça 17 p.b. pegando apenas esta alça da frente.
2ª carr. – Subir uma corr. virar o trabalho e fazer 6 p.b. pegando apenas a alça de trás, fazer 5 p.b. pegando as duas alças e mais 6 p.b. pegando apenas a alça de trás.
3ª carr. – Subir uma corr. virar o trabalho e fazer 17 p.b. pegando apenas a alça da frente dos p.
Finalizar e arrematar o colar.
Fonte: Pingouin
Ultimas postagens: