
O colete de crochê é uma peça versátil e atemporal, que pode ser utilizada em diversas ocasiões e combinações de estilo. Ele pode ser feito em diferentes modelos, tamanhos, cores e texturas, permitindo que cada pessoa personalize a peça de acordo com seu gosto pessoal. Assim, aprenda hoje no blog Katia Ribeiro Crochê a receitinha acompanhando todo o passo a passo dessa maravilhosa peça.
MATERIAL
3 novelos de Fio Barcelona na cor Dali (cód. 9088) se for tamanho G adulto ou então 02 novelos na cor La Rambla (cód. 9086) se for tamanho M infantil.
- Agulha de crochê nº 6 mm
- Agulha de crochê nº 5 mm
- Agulha de tapeçaria
- Tesoura
NÍVEL
Iniciante
ORIENTAÇÕES INICIAIS PARA FAZER O COLETE DE CROCHÊ
Como é uma peça sob medida, vamos precisar assim das seguintes informações: Medida do comprimento da peça e Medida da largura da peça. Nós vamos iniciar tecendo então DOIS painéis retangulares (que serão a parte da FRENTE e a parte das COSTAS do nosso colete) usando essas medidas: largura (vai corresponder à medida das correntinhas iniciais) e comprimento (vai corresponder ao número de carreiras que vamos tecer).
Após termos os dois painéis tecidos, vamos costurar assim as laterais, deixando duas fendas nas laterais sem costurar (que é onde vamos passar os braços) e uma fenda na parte superior (que é onde vamos passar a cabeça). Nessa fenda superior vamos tecer a gola rolê (opcional).
EXECUÇÃO DO COLETE DE CROCHÊ
PAINÉIS RETANGULARES DO CORPO – TECER 2 PEÇAS IGUAIS
– Com a agulha 6mm tecer um cordão de correntinhas que corresponda assim à largura desejada. OBS.: essa largura corresponde somente a frente (ou costas) da sua peça. Esse número de correntinhas deve ser PAR.
– Tecer mais uma correntinha (que vai servir para dar altura à carreira, mas que não conta como ponto), e seguir tecendo pontos baixos por toda correntinha.
– Tecer 2 corr (que vai servir para dar altura à carreira, mas que não conta como ponto), fazer 1 MPA no mesmo ponto de base onde subimos as duas corr (este será nosso PONTO INICIAL), e aí seguir tecendo a seguinte sequência de “1 MPA e 1 PBX” ao longo de toda base. Ao final, deverá sobrar um ponto sem tecer, no qual vamos colocar mais 1 MPA (este será nosso PONTO FINAL). OBS.: Repetir esse passo C até ter a medida necessária para dar o comprimento da peça.
– Agora faremos um contorno assim de pontos baixos em torno da peça, lembrando de: nos 4 cantos do retângulo fazer 2 PB no mesmo ponto, para criar a curva no canto da nossa peça. Isso vai ajudar a dar um acabamento bonito à peça e também vai facilitar na hora da
costura.
– Nesse momento, vamos trocar para a agulha 5mm e tecer a parte da barra inferior do nosso colete. Para isso, a partir do último ponto tecido fazer assim 9 corr, pular a última corr a contar da agulha e tecer 8 pontos baixos. Vamos prender então esse pequeno cordão na nossa peça com 1 PBX no próximo ponto. Tecer 1 PBX no próximo ponto, para “caminhar” com o trabalho e ir crescendo essa barra.
Em seguida, tecer 1 PB somente na alcinha de trás do cordão criado pelos próximos 8 pontos. Subir 1 corr (que vai servir para dar altura à carreira, mas que não conta como ponto) e voltar tecendo 8 PB somente nas alcinhas de trás. Prenda esse pequeno cordão na nossa peça com 1 PBX no próximo ponto.
Repetir dessa forma a sequência até ter criado a barra em toda a parte inferior do nosso colete. – Arrematar escondendo a sobra do fio no avesso da peça.
COSTURAS DO COLETE DE CROCHÊ
– Pelo lado avesso, utilizando a agulha de crochê 6mm, inserir assim um novo fio na parte inferior do nosso colete e subir costurando as laterais dos dois painéis com pontos baixos pegando somente uma alcinha de cada lado das correntinhas. OBS.: Atentar para costurar somente até a altura da cava, onde vamos deixar uma fenda sem costuras para os braços.
Arrematar escondendo a sobra do fio no avesso da peça.
Repetir esse processo na outra lateral.
– Ainda pelo lado avesso, usando a agulha de crochê 6mm, inserir um novo fio na parte superior do nosso colete (na região dos ombros) e costurar as partes superiores dos dois painéis com pontos baixos pegando somente uma alcinha de cada lado das correntinhas. OBS.: Atentar para costurar somente até a altura da fenda para passar a cabeça.
Arrematar escondendo a sobra do fio no avesso da peça
GOLA CACHARREL
– Pelo lado avesso, utilizando a agulha de crochê 6mm, inserir um novo fio na parte deixada para fenda da cabeça e tecer uma carreira de pontos baixos, atentando para ter um total de número ÍMPAR de pontos.
Caso tenha finalizado com número par, teça um aumento no último ponto para garantir o número ímpar de que precisamos para o desenho da trama. Não fazer fechamento de carreira, pois a partir da próxima carreira vamos tecer em espiral, carreira sobre carreira, sem fechamentos.
– Tecer 2 corr (que NESTE CASO vai servir como um MPA) e em seguida tecer 1 PBX, e aí seguir tecendo a seguinte sequência de “1 MPA e 1 PBX” ao longo de toda base. Ao final, não fazer fechamento e já iniciar a próxima carreira sobre a anterior.
Repetir esse passo B até ter a medida necessária para dar o comprimento desejado para sua gola.
Nessas próximas carreiras atentar para que os pontos fiquem intercalados, deixando sempre 1 MPA sobre o PBX da carreira anterior e 1 PBX; sobre o MPA da carreira anterior.
Arrematar escondendo a sobra do fio no avesso da peça, e está pronto seu colete de crochê.
Artesã: Urian Carneiro
Fonte: Pingouin
últimas postagens: