O colete de tear é uma opção de vestuário que pode ser utilizada em diversas ocasiões, desde eventos casuais até ambientes de trabalho mais formais. O colete é uma peça versátil, que pode ser usado tanto por homens quanto por mulheres, e que permite diversas combinações de cores e estilos de tecido. Além disso, por ser uma peça de roupa artesanal, feita em tecido de qualidade e com design único, pode ser uma excelente opção para quem busca exclusividade e estilo. Assim, aprenda aqui no blog Katia Ribeiro Crochê essa linda peça.
MATERIAIS DO COLETE
1ª Opção: Fio Eco Jeans (trama e urdume) nas cores: 4018; 9589; 9590; 9595; 9588/ Tear de Pente e Liço/ Agulha de tapeçaria/ Tesoura
2ª Opção: Fio Eco Jeans (trama e urdume) nas cores: 4018; 9589; 9590; 9595; 9588/ Um pedaço de papelão retangular e firme (tamanho um pouco maior que a medida da peça que deseja tecer)/ Fita adesiva/Tesoura/ Agulha de tapeçaria ou sacaria/ Lápis e borracha/ Régua.
PONTOS EMPREGADOS
Urdume (fio da vertical)/ Trama (fio da horizontal).
TIRAR AS MEDIDAS DO COLETE
– Tirar as medidas no corpo, do tamanho que queira o seu colete.
Medidas para tirar:
– Cintura (medir apenas a frente, com folga para não ficar justo ao corpo);
– Cava;
– Altura (ombro até a cintura);
– Largura (largura que queira a alça no ombro).
EXECUÇÃO DO COLETE
1º PASSO: PREPARANDO O TEAR
No papelão, marque de meio em meio centímetro a parte de cima e de baixo e fazer pequenos cortes apenas para prender o fio. Esticamos e prendemos com a fita adesiva, o fio de algodão em todo o tear.
3º PASSO: TRAMA (frente)
Agora vamos construir a trama!
Para isso, escolha a cor que queira iniciar a tapeçaria. Corte o fio do tamanho de mais ou menos 2metros, coloque na agulha de tapeçaria e comece a tramar sua tapeçaria.
OBS.: Não esqueça, de acrescentar 20% a mais em cada medida, para acrescentar a perca do tecido depois que retirado do tear.
Escolha um dos lados e comece a tecer passando a sua agulha, intercalando com o fio de urdume. Puxe todo o fio deixando uma ponta de sobra (5cm), arrume a trama até a base e volte com a agulha tramando uma próxima carreira, intercalando com a trama de baixo. Vá tecendo, com as cores que quiser criando formas livres, ou seguir algum desenho pré-definido, até completar o espaço ou tamanho que quiser da tapeçaria.
Seguimos dessa maneira, respeitando a modelagem até finalizar.
Retire a peça da frente.
4º PASSO: COSTAS
Repita o mesmo processo da frente (3ºpasso).
5º PASSO: FINALIZAÇÃO DO COLETE
Tecida e finalizada as duas peças, junte pelo lado direito frente e costas, costure as laterais e os ombros. Para arrematar os fios, usamos a agulha escondendo entre as tramas.
Fonte: Pingouin
Ultimas postagens: