Como cuidar bem do seu tricô: Um tutorial Detalhado

As peças em tricô são uma das maravilhas quando se trata de conforto e versatilidade de uso. No entanto, por serem feitas com fios delicados

Como cuidar bem do seu tricô

As peças em tricô são uma das maravilhas quando se trata de conforto e versatilidade de uso. No entanto, por serem feitas com fios delicados, precisam de cuidados especiais tanto na lavagem quanto na armazenagem. Pensando nisso, preparamos esse passo a passo com dicas para garantir a durabilidade do seu tricot mantendo a qualidade, o conforto e a elegância da peça.

Dicas de lavagem do tricô

A primeira recomendação é sempre ler as instruções de lavagem nas etiquetas de cada peça. São informações preciosas sobre a composição do tecido e indicações de temperatura e produtos de limpeza apropriados.

Opte pelo uso de sabão neutro e líquido que não agridem os fios. Evite o uso de sabão em pó, pois este pode provocar o encolhimento e o endurecimento do tricot.

Lave sua peça de tricot à mão. Vire-a pelo avesso e faça movimentos suaves. Evite torcer a roupa, esfregá-la com força ou deixá-la de molho. Em caso de sujeira difícil, aplique o sabão de maneira direcionada e esfregue suavemente.

Após a lavagem, retire o excesso de água suavemente. Você pode usar uma toalha limpa para auxiliar nesse processo. Evite torcer o tecido, ele pode deformar.

Como secar seu tricô

A secagem do tricot também é um processo delicado. Não pendure a peça em um varal ou cabide, a peça pode se deformar devido ao peso quando molhada. Prefira secá-la na horizontal e sob sombra para preservar as cores.

Atenção: nunca utilize a máquina de secar. Ela encolhe e deforma o tricô.

Passando o tricô

Em geral, não é necessário passar o tricot. Se houver necessidade, o ideal é usar um ferro a vapor, sempre protegendo a peça com um tecido entre o ferro e a roupa. Tome cuidado para não encostar o ferro de passar diretamente na peça, pois pode causar danos ao tecido.

Dicas de armazenagem

Para que seu tricô conserve sua modelagem original, o ideal é armazená-lo dobrado. Evite guardar em cabides ou pendurado. Se o ambiente for úmido, use um antimofo para evitar manchas.

Seguir todas essas dicas irá garantir que seu tricot dure mais e sempre esteja pronto para te deixar elegante e confortável.

Em caso de dúvidas, busque sempre a orientação de profissionais qualificados e nunca desconsidere as informações contidas nas etiquetas de cada peça.

Ultimas postagens: