Como Fazer Macramê: Videoaula Para Iniciantes e Lindas Idéias

Veja aqui lindas inspirações usando a incrível técnica de Macramê.

Como Fazer Macramê: Videoaula Para Iniciantes e Lindas Idéias

O Macramê é uma arte milenar que se destaca pela sua técnica manual de entrelaçar fios para criar uma variedade de padrões decorativos. Originário do Oriente Médio, o macramê foi difundido por diferentes culturas ao longo dos séculos, evoluindo e adaptando-se a estilos únicos em várias partes do mundo.

A palavra “macramê” tem suas raízes no árabe “migramah”, que significa “franja”. Essa forma de tecelagem manual utiliza nós decorativos para criar uma vasta gama de peças, desde acessórios de moda até itens de decoração para casa. O macramê se popularizou nos anos 1970, tornando-se um símbolo da contracultura e do estilo boêmio.

A beleza do macramê reside na simplicidade dos materiais utilizados – geralmente fios de algodão, linho, sisal ou corda. A complexidade das peças resulta da habilidade em criar diferentes tipos de nós, como o nó quadrado, o nó espiral e o nó festonê. A combinação desses nós permite a elaboração de padrões intrincados e texturas variadas.

A seguir aqui no blog Katia Ribeiro Crochê trouxemos uma receitinha e fotos para te inspirar a confeccionar lindos Macramês. Divirta-se!

 Suporte de Macramê para Vasos

Materiais:

  • Cordão de algodão
  • Corda encerada/cordonet (opcional)
  • Argola (opcional)
  • 3 fios de 2m (para um suporte de 1m)
  • 3 fios de 4m (para um suporte de 1m)

Execução do suporte de macramê

Passo 1:

Primeiramente, use um suporte de 1,20m com 3 “pernas”, pode ser 4, caso preferir. A Larissa fez com 3 pernas, usou 3 cordas (fios) de 5 metros e 3 de 2,5 metros. Assim, encontrou o meio das 6 cordas e prendeu com um prendedor; para marcar o meio.

Passo 2:

Logo depois, a Larissa fez um nó prendendo todas as cordas juntas na argola, cada corda dobrada “virou” 2 cordas. Assim, dividiu 3 grupos com 4 cordas ( 2 pequenas e 2 grandes).

Passo 3:

Assim, para as 2 cordas pequenas ficam no meio porque são guia do trabalho (não diminuem) e as 2 maiores, ficam 1 a direita e a outra a esquerda. Dessa forma, ela trabalhou o nó quadrado, deixou espaços iguais em cada ” perna” e o nó DNA.

E assim, o passo a passo está finalizado, você terá um lindo suporte para os seus vasinhos, e pode apostar que ele vai trazer um charme a mais na decoraçao de sua casa.

A seguir confira outras inspirações e logo depois um videoaula detalhado. Confira!

Como Fazer Macramê: Videoaula Para Iniciantes e Lindas Idéias

Sendo assim, fique com um vídeo com passo a passo detalhado de um lindo suporte de planta em macramê:

As imagens do nosso blog não são autorais portanto se deter algum direito sobre o conteúdo, favor enviar um email com a peça para que possamos dar os devidos créditos.

Não deixe de explorar nosso blog diariamente para mais peças incríveis e lindíssimas atualizadas: