A técnica do crochê em fio conduzido consiste em crochetar com duas (ou mais) cores ao mesmo tempo, conduzindo a cor não trabalhada por dentro dos pontos com uma tensão que não deixe o fio nem muito esticado, para não deformar o trabalho, nem muito frouxo, para não aparecer muito entre a trama. Então hoje no blog Katia Ribeiro Crochê você confere esta peça super criativa.
- Em nosso projeto usamos uma agulha de crochê nº 04
- e o fio Nina 100gr. Trabalhamos com fio duplo para alcançarmos
- o tamanho de um estandarte. Dois novelos de 100gr para a cor do
- fundo e um para as palavras foram suficientes para uma peça de
- 65x50cm, que pode variar conforme a tensão do seu ponto
- e escolha de agulha
DICAS PARA O PROJETO DO CROCHÊ
Sabemos que nas primeiras carreiras trabalhamos somente uma cor (de fundo). No entanto, para manter a tensão uniforme no seu trabalho é importante que conduza outro fio, que chamaremos de “alma” desde o inicio. Após a carreira base, de correntinhas. Se a marcação, conhecida como sombra, recorrente da técnica de condução te incomoda, você pode optar por suavizar carregando, nessas
carreiras, o fio “alma” da mesma cor que o fundo. Arremate e troque a cor do fio alma quando iniciar a carreira que possui a segunda cor. Opção sua. Nós escolhemos carregar o fio “alma” na cor das palavras. Para você que nunca experimentou o fio conduzido, a técnica consiste em trocar de cor antes da finalização do ponto anterior. Quando você estiver com duas laçadas na agulha (durante a montagem do ponto alto), lace no novelo a cor nova (palavra), que já estará em condução desde o começo do trabalho. Finalize o ponto passando pelas duas laçadas da agulha, resultando em uma laçada da cor nova na agulha.
Outra dica importante é que nos gráficos com palavras temos o avesso e direito muito claros.
Assim, faça com que as transições dos fios, que podem ficar mais marcadas, estejam voltadas para o avesso. Essa percepção muda muito a leitura e o acabamento das palavras, principalmente se trabalhar com fio mais grosso como o que fizemos (fio duplo).
Fios mais finos e agulhas menores facilitam a técnica quando se trata de camuflar as cores de condução – mas tudo dependerá da sua opção de resultado e tamanho da peça desejada.
Fonte: Pingouin
Artesã: @MEIOFIO_
Ultimas postagens: