As mantas e colchas de crochê conquistam corações por onde passam. Seja para aquecer no frio, renovar a decoração ou como demonstração de afeto, essas peças manuais transbordam charme e personalidade. Tecidas pacientemente com fios macios e repletas de detalhes, são um convite irrecusável ao conforto.
Quando o aconchego encontra a beleza
Não há como negar, as mantas e colchas de crochê são uma combinação perfeita de beleza e conforto. Além de guardar o calor durante as estações mais frias, ainda trazem consigo um toque de delicadeza e elegância à decoração. Seus diversos padrões e cores vibrantes expressam traços de quem as cria, tornando cada peça única. O ambiente ganha nova vida e personalidade com a presença dessas obras manuais. Seja em quartos, salas ou espaços de lazer, a sensação de aconchego é onipresente.
O crochê e seus significados
Presentear alguém com uma manta ou colcha de crochê não é ato simples. É um presente carregado de significados especiais. Ao entrelaçar os fios, quem os tece deposita neles tempo, dedicação e afeto. Ao desembrulhar uma peça de crochê, o presenteado estará recebendo muito mais do que um artigo doméstico: estará recebendo um pedaço da história de quem a teceu.
Material
- 2 EuroRoma Natural 795m 8/12 nº 6 na
- cor cru (100)
- Agulha para crochê 3,5mm
- Tamanho sem as franjas: 120x80cm
Como Fazer Manta de Crochê com Ponto Pipoca?
Inicie com 136 correntes (135 de base + 1 de virada).
Para fazer a peça com outro tamanho, faça correntes em número múltiplo de 12 + 4 – trabalhe 1 ponto baixo na 2ª corrente a contar da agulha e 1 ponto baixo em cada das demais correntes.
2ª carreira: 4 correntes, pule o ponto baixo seguinte, 1 ponto alto no próximo ponto baixo, 1 corrente. Repita de * a * nesta e nas outras carreiras e termine todas com 1 ponto alto.
3ª carreira: 3 correntes, 1 pipoca com 5 pontos altos no próximo espaço (igual a 5 pontos altos, 1 ponto baixíssimo no 1º ponto alto), (1 corrente, 1 ponto alto no ponto alto seguinte) 6 vezes.
4ª carreira: 4 correntes, 1 ponto alto no próximo ponto alto, 1 corrente. Repita a 3ª e 4ª carreira até alcançar o tamanho desejado. Faça 1 carreira de ponto baixo.
Corte fios com 30 cm, junte 12 fios, dobre ao meio e pendure como franjas nos dois lados menores da manta.
Atenção: Acompanhe o gráfico no final desse artigo.
Confira outros diversos modelos com gráficos a seguir: