Exercícios para evitar lesões ao Fazer Crochê

No mundo do artesanato, uma das atividades mais prazerosas e relaxantes é o crochê. No entanto, apesar de parecer uma atividade simples …

Cuide-se, Crocheteira: Importância do Alongamento na Prática do Crochê

No mundo do artesanato, uma das atividades mais prazerosas e relaxantes é o crochê. No entanto, apesar de parecer uma atividade simples e sem esforço físico, praticá-la envolve trabalhos repetitivos que podem causar lesões se não forem tomados os devidos cuidados. Dentre esses cuidados, o alongamento é um dos mais essenciais.

O Crochê e a Lesão por Esforço Repetitivo (L.E.R)

Muitas crocheteiras, dançando no ritmo das agulhas e linhas, perdem a noção do tempo e passam horas ininterruptas em sua prática. Isso pode levar ao desenvolvimento de uma condição conhecida como Lesão por Esforço Repetitivo (L.E.R). A L.E.R é uma síndrome que afeta tendões, nervos e músculos, especialmente de braços e mãos. Ela ocorre quando são feitos movimentos repetitivos de forma constante, como é o caso do crochê. Dentre as lesões relacionadas à L.E.R, a mais conhecida é a tendinite.

A Importância das Pausas e do Alongamento

A prevenção à L.E.R, no entanto, é simples e eficaz. Basta fazer pausas regulares na prática do crochê – a cada 45 minutos, pelo menos – e realizar exercícios de alongamento. Os alongamentos ajudam a trabalhar a flexibilidade dos músculos e a aumentar as fibras musculares, proporcionando mais agilidade e elasticidade.

Mantenha a Postura Correta ao Praticar Crochê

Outro cuidado importante para evitar problemas musculares e articulares é atentar-se à postura ao sentar-se. O ideal é manter o corpo ereto, em uma posição confortável, mantendo as linhas e agulhas sempre acima de algum local fixo. Com essas práticas, você estará prevenindo lesões e garantindo que a sua prática de crochê seja sempre uma fonte de alegria e relaxamento.

Agora acompanhe exercicios para crocheteiras em uma videoaula da Pingouin. Cuide da sua saúde!

Ultimas postagens: