Gorro e luva de crochê: Uma combinação de cor Espetacular!

Veja como fazer esse lindo conjuntinho para o frio!

O gorro e a luva de crochê são peças quentinhas e estilosas, perfeitas para serem usadas nos dias frios do ano. Além de protegerem as extremidades do corpo do frio, elas também podem ser usadas como acessórios para complementar o visual. Assim, aprenda hoje no blog Katia Ribeiro Crochê a receitinha acompanhando todo o passo a passo dessa maravilhosa peça.

MATERIAL

  • 1 novelo do Fio Quebec
  • Agulha 3mm (luvas)
  • Agulha 5mm (gorro)

LUVA EM CROCHÊ

ORIENTAÇÕES INICIAIS

A base do punho da luva será trabalhada em carreiras de idas e voltas, fazendo sempre 1 nova correntinha para subir a altura da próxima carreira. Mas atenção, essa correntinha não contará como ponto.

Já o corpo da luva é trabalhado uma parte em carreiras circulares contínuas, outra parte em carreiras lineares (para poder criar a fenda do dedão) e uma última parte em carreiras circulares contínuas novamente. A luva será tecida sob medida, então não precisa se preocupar com contagem de pontos e carreiras.


BASE DO PUNHO

  • 1º passo: Fazer um cordão de correntinhas de aproximadamente 3 cm de comprimento.
  • 2º passo: Vamos trabalhar em crochê, em carreiras de idas e voltas, então, subir mais uma corr e voltar fazendo pontos baixos sobre essas correntinhas.
  • 3º passo: Subir 1 corr, virar o trabalho e fazer p.b. sobre p.b., mas pegando somente na alcinha de trás.
  • 4º e demais passos: Repetir o 3º passo até que se forme uma tira comprida o suficiente para abraçar seu punho confortavelmente. Em seguida emendar as duas extremidades desta tira com pontos baixíssimos.


SUBINDO O CORPO DA LUVA EM CROCHÊ


Sem cortar o fio da base do punho, vamos seguir tecendo em um dos lados deste punho, criando o corpo da luva. A partir daqui vamos trabalhar em carreiras circulares contínuas, então não será necessário fazer fechamentos de carreiras.

  • 1ª passo: Fazer uma carreira inteira de p.b. cuidando para pegar todos as laterais das carreiras do punho.
  • 2ª passo: Seguir repetindo com p.b. sobre p.b. até alcançar aproximadamente a altura da articulação do seu dedão.
    A partir daqui vamos criar a fenda para o dedão, então voltar a trabalhar em carreiras de idas e voltas, fazendo sempre ao final de cada carreira a subida de uma correntinha para dar altura ao trabalho.
  • 3ª passo: Subir 1 corr., virar o trabalho e fazer p.b. em torno de toda a peça. Repetir esse passo até perceber que a fenda criada seja suficiente para passar o seu dedão confortavelmente por ela.

A partir daqui vamos fechar a fenda criada para o dedão, voltando a trabalhar em carreiras circulares contínuas.

  • 4ª passo: Emendar as duas laterais com um p.baixíssimo e fazer p.b. sobre p.b. até o final da carreira.
  • 5ª passo: Seguir fazendo p.b. sobre p.b. até alcançar o comprimento desejado da proteção da mão.
  • 6ª passo: Finalizar sua peça fazendo uma carreira de acabamento com pontos baixíssimos bem soltinhos para não deixar apertado. Arrematar.

GORRO EM CROCHÊ


ORIENTAÇÕES INICIAIS

Nessa peça vamos trabalhar com 3 cabos do fio (fio triplo) para dar um efeito mais robusto (opcional). A base do punho do gorro será trabalhado em carreiras de idas e voltas, fazendo sempre 1 nova correntinha para subir a altura da próxima carreira. Mas atenção, essa correntinha não contará como ponto. Já o corpo do gorro é trabalhado em carreiras circulares contínuas, sem necessidade de fechamento de carreiras. O gorro será tecido sob medida, então não precisa se preocupar com contagem de pontos e carreiras.


BASE DO PUNHO EM CHOCHÊ

  • 1º passo: Fazer um cordão de correntinhas de aproximadamente 6 cm de comprimento.
  • 2º passo: Vamos trabalhar em crochê em carreiras de idas e voltas, então, subir mais uma corr e voltar fazendo pontos baixos sobre essas correntinhas.
  • 3º passo: Subir 1 corr, virar o trabalho e fazer p.b. sobre p.b., mas pegando somente na alcinha de trás.
  • 4º e demais passos: Repetir o 3º passo até que se forme uma tira comprida o suficiente para abraçar sua cabeça confortavelmente. Em seguida emendar as duas extremidades desta tira com pontos baixíssimos.

Sem cortar o fio da base do punho, vamos seguir tecendo em um dos lados deste punho, criando o corpo do gorro. A partir daqui vamos trabalhar em carreiras circulares contínuas, então não será necessário fazer fechamentos de carreiras.

  • 1ª passo: Fazer uma carreira inteira de p.b. cuidando para pegar todos as laterais das carreiras do punho.
  • 2ª passo: A partir daqui vamos alternar com 1 p.b. normal e 1 correntinha, pulando um ponto de base.
  • 3° passo: Seguir com essa repetição citada acima, porém intercalando com a carreira de baixo. Então, onde tinha uma correntinha, fazer um p.b., e vice-versa. Seguir desta maneira até ter a medida suficiente para cobrir sua cabeça com o gorro.
    4ª passo: Finalizar sua peça arrematando seu último ponto. Cortar um fio de aproximadamente 30cm, dobrando-o ao meio e colocando-o em uma agulha de tapeçaria. Passar esse fio em todos os pontos da última carreira e puxar as duas pontas. Isso vai fazer com que o topo do seu forro se feche. Arrematar e esconder as pontas. Para finalizar, aplique um pompom no topo do seu gorro.

Artesão: Urian Carneiro

Fonte: Pingouin

Últimas postagens: