Jejum intermitente: um método popular de perda de peso com benefícios comprovados para a saúde

Estudo Revela Benefícios do Jejum Intermitente na Perda de Peso e Bem-Estar


Estudo Revela Benefícios do Jejum Intermitente na Perda de Peso e Bem-Estar

A alimentação com restrição, um tipo de jejum intermitente, impulsiona a perda de peso, além de melhorar a pressão arterial e o humor. De acordo com um estudo publicado na revista científica JAMA Internal Medicine, os benefícios foram observados para uma janela de 16 horas de jejum e 8 de alimentação, mas com o período de alimentação restrito ao horário de 7h da manhã às 15h da tarde.

O estudo é o mais recente de um crescente corpo de pesquisas que avalia o impacto da alimentação com restrição de tempo. A lógica da estratégia que limita o tempo de alimentação às primeiras horas do dia e prega o jejum pelo restante do dia parte do pressuposto que a sensibilidade à insulina atinge o pico pela manhã. Isto significa que mais energia é usada para processar uma refeição consumida nesse período, comparado com o final do dia.

Alimentação com Restrição de Tempo: Um Novo Olhar Sobre a Saúde

Os pesquisadores da Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, recrutaram 90 voluntários obesos para participarem do estudo. Com idades entre 25 e 75 anos, a maioria dos participantes (80%) eram mulheres, com idade média de 43 anos e índice de massa corporal (IMC) de 39,6, configurando quase o pior grau de obesidade. Todos foram submetidos a uma dieta hipocalórica e prática de atividade física.

A diferença no plano de alimentação é que metade dos participantes deveria manter todas as refeições em um período de oito horas, começando às 7h e terminando às 15h. Antes ou depois disso, eles não podiam comer. Enquanto que para os demais, não havia limite de horário para as refeições.

Quais os Principais Benefícios da Alimentação com Restrição de Tempo?

Os resultados do estudo mostraram que as pessoas sob o regime de alimentação precoce com restrição de tempo (eTRE) perderam cerca de 2,3 kg a mais de peso, em comparação com aquelas que se alimentavam por 12 horas ou mais. Elas também apresentaram menor pressão arterial durante um período de 14 semanas. O impacto dessa alimentação foi equivalente a diminuir a ingestão de 214 calorias por dia.

Outros benefícios observados:

  • Mudanças positivas no humor, com diminuição da fadiga e sentimentos de depressão
  • Aumento do vigor e disposição
  • Perda de gordura corporal, especialmente na região do tronco

Quais as Limitações do Estudo?

Foto: Freepik

Apesar dos resultados promissores, os autores destacam que mais estudos são necessários para confirmar se a alimentação com restrição de tempo precoce é mais eficaz para perder gordura especificamente. Ensaios clínicos futuros precisarão incluir tamanhos de amostra muito maiores – até aproximadamente 300 participantes – para determinar se o jejum intermitente afeta a composição corporal e a saúde cardiometabólica.

As limitações do estudo incluem:

  • Duração do estudo
  • Predominância de mulheres entre os participantes
  • Pequeno número de participantes
  • Autorrelato para medição da prática de atividade física

Quem Deve Considerar um Plano Alimentar com Restrição de Tempo?

Antes de embarcar em um plano alimentar desse tipo, é ideal que ele seja feito sob acompanhamento médico, especialmente para pessoas que já têm algum problema de saúde, como diabetes. Ao longo dos últimos anos, um crescente corpo de evidências associou o jejum intermitente ao emagrecimento, longevidade e redução do risco de doenças relacionadas com a idade.

Alguns estudos concluíram que a maioria da perda de peso associada à alimentação com restrição de tempo pode ser atribuída à simples redução na ingestão total de calorias e não a qualquer mecanismo metabólico específico associado à estratégia de jejum intermitente.

Este método tem ganhado popularidade, atraindo cada vez mais adeptos, incluindo celebridades como atrizes Jennifer Aniston e Nicole Kidman, e o ator Benedict Cumberbatch. As pessoas estão vendo que é uma mudança viável e sustentável, que não apenas promove a perda de peso, mas também melhora o bem-estar geral.