O jogo americano em crochê Bistrô é um conjunto simples mas bem bonito e que também é usado para proteger a superfície da mesa. Ademais, também pode ser usado como uma base para pratos quentes. Assim, aprenda hoje aqui no blog Katia Ribeiro Crochê a fazer esse lindo Jogo Americano em crochê.
Leia mais: Decore a sua mesa com o Cesto Bicolor em Crochê: Passo a passo com gráfico
Materiais:
- Bella: 1 bola na cor 004 (cru);
- Agulha para crochê nº 2 ½ ;
- 2 botões na cor bege escuro.
Pontos empregados: Correntinha (corr.) Ponto Baixíssimo (p.bx.) – introduzir a ag., 1 laç., puxar o p. e passá-lo diretamente no p. da ag. P. Baixo (p.b.) – introduzir a ag., laç., puxar o p. e com outra laç. rem. todos os p. Ponto Alto (p.a.) – 1 laç., introduzir a ag. e puxar o p., 1 laç., rem. 2 p. e com outra laç. rem. todas as laç. na ag. Ponto Alto Duplo (p.a.d.) – 2 laç., introduzir a ag. e puxar o p., (1 laç., rem. 2 p.) 2 vezes e com outra laç. rem. todas as laç. na ag. Ponto Fantasia 1 – seguir o gráfico. Ponto Fantasia 2 – seguir o gráfico.
Amostra: Um quadrado de 10 cm em p. fantasia 1 = 24 p. x 14 carr.
Medidas: Toalha – 40 x 32 cm, Porta-copo – 15 x 15 cm, Alça para Guardanapo – 3 cm de largura.
Execução do Jogo Americano:
Passo 1:
Primeiramente, para a toalha, basta começar pela parte central com 70 corr., mais 1 corr. para virar. Trabalhar em p. fantasia 1 até obter 40 cm do início, terminando com 1 carr. em p.b. Em seguida, trabalhar o barrado em p. fantasia 2, da 1ª à 7ª carr. Rem. o fio. Assim, basta virar a peça, unir o fio no p. do canto direito e trabalhar o barrado em p. fantasia 2 ao longo da corr. de montagem, da 1ª à 7ª carr. Rem. o fio.
Passo 2:
Logo depois, para o porta-copo – Começar com 32 corr., mais 1 corr. para virar. Trabalhar em p. fantasia 1 até obter 15 cm do início, terminando com 1 carr. em p.b. Não cortar o fio. Ademais, para o biquinho – Trabalhar agora ao longo dos 4 lados da peça fazendo 1 corr. inicial, 1p.b. no 1º p.b. , * 5 corr., pular 2 p. de base, 1 p.b. no p. de base seguinte * ; repetir de * a * contornando toda a peça terminando com 1 p.bx. na corr. inicial. Rem. o fio.
Passo 3:
Ademais, para a alça do guardanapo, basta começar com 30 corr., mais 1 corr. para virar. Trabalhar em p. fantasia 1 por 5 carr. Rem. o fio. Então, para a flor (2) – Começar com 5 corr. e unir com 1 p.bx. para formar um anel. 1ª carr.: 1 corr., * 1 p.b. no anel, 10 corr. * ; repetir de * a * mais 8 vezes, 1 p.bx. na corr. inicial. 2ª carr.: 1 corr., * 1 p.b. no p.b. seguinte, 16 p.b. na alça de 10 corr. seguinte* ; repetir de * a * a volta toda, terminando com 1 pbx. no 1ª p.b. Rem. o fio.
Passo 4:
Dessa forma, para o modo de armar, deve-se formar a alça para guardanapo unindo as laterais da tira com p. invisíveis. Prender uma flor sobre a costura. Então, pregar um botão no centro da flor. Pregar a outra flor no canto inferior direito da toalha e pregar o botão no centro da flor.
Leia também: Decore a sua casa com Quadro com Flores no Crochê: Com receita e montagem