Kimono de crochê: Uma peça super encantadora!

Veja como fazer essa linda peça de kimono!

O kimono é uma peça de roupa de origem japonesa, que se tornou muito popular assim em todo o mundo. Ele é caracterizado por sua forma assim larga e retangular, com mangas amplas e compridas, e pode ser usado tanto por homens quanto por mulheres. No entanto, nos últimos anos, o kimono se tornou um elemento muito comum na moda feminina, sendo usado como um casaco leve e estiloso. Assim, aprenda hoje aqui no blog Katia Ribeiro Crochê a fazer essa linda peça seguindo o passo a passo com a receitinha completa.

NÍVEL

Fácil

TAMANHO

M/G

MATERIAL DO KIMONO

– 6 novelos do Fio Dandara na cor Blue Tweed COR 3504

– Agulha de crochê nº 6,50mm

– Tesoura

– Agulha de tapeceiro para acabamento

– Fita métrica

ORIENTAÇÕES INICIAIS

– O fio escolhido para a peça foi o Dandara, muito macio com o novelo contendo assim 100g com 190 metros e tex de 526. Composto por 85% acrílico, 10% poliamida e 5% linho. Vai trazer assim conforto e beleza para o seu kimono.

– O kimono é composto basicamente por uma peça única, depois costuramos assim as laterais e tecemos as mangas em carreiras circulares.

– A peça veste tamanho M ou G, mas caso queira tecer um tamanho diferente ou esteja usando outro fio pode se guiar pelas medidas. Aconselho usar a medida de ombro a ombro e acrescentar 15cm. Por exemplo: a medida aproximada do meu ombro é 45cm, então eu teci o kimono com 60cm de largura.

EXECUÇÃO DO KIMONO

1ª carr.: Inicie fazendo 164 corr, pule 3 corr. (conta como ponto) e a partir da 4ª corr. pegando assim na alça de trás, faça 1 pa para cada corr. Finalize a carreira com 162 pontos.

2º carr.: *pb com alça na frente* Suba 1 corr. (não conta como ponto) vire o trabalho e faça 1 pb no 1º ponto de base, a partir daqui irá trabalhar 1pb com laçada na frente, que consiste assim em trazer uma laçada para frente da agulha e tecer 1pb, (explicação detalhado na vídeo aula minuto 07:02) em cada ponto até chegar nas 3 corr. que usou para subir o trabalho na carreira anterior. Na 3ª corr faça 1 pb. Finalize a carreira com 162 pontos.

–  Sempre o 1º e o último ponto será ponto baixo simples.

3ª carr.: *pa pegando na 2ª e 3ª alça* Suba 2 corr (não conta assim como ponto) e faça 1 pa no 1º ponto de base, a partir daqui faça 1 ponto alto em cada ponto de base pegando na 2ª e 3ª alça do ponto (explicação detalhada na vídeo aula minuto 08:44). Finalize assim a carr com 162 pontos.

– Sempre o 1º e o último ponto será ponto alto simples.

4ª a 17ª carr.: siga intercalando a carreira 2 e 3

18ª a 26ª carr.: Tecer a parte aberta para o pescoço. Para isso, encontre assim o meio da peça, neste caso 81 pontos para cada lado.

– Trabalhe apenas os 81 pontos por 9 carr, seguindo o mesmo padrão de intercalar assim as carr2 e 3.

27ª a 43ª carr.: Agora vamos trabalhar a outra frente do kimono junto com as costas também, assim como fizemos no início por 17 carreiras.

– Para isso, chegando no final da 26ª carr faça 83 corr (explicação assim detalhada na vídeo aula minuto 16:03). 

– Vire o trabalho e pule 2 corr (não contam assim como ponto) e a partir da 3ª corr faça 1pa para cada correntinha pegando na alça de trás. Voltamos a ter 162 pontos nas carreiras.

– Siga o mesmo padrão intercalando a carreira 2 e 3 até a 43ª carr.

Fechamento da lateral 

– Dobre a peça ao meio pelo lado avesso, e vamos costurar assim as laterais deixando um espaço para tecer as mangas. 

– Costure de baixo para cima indo sentido ao ombro, usando assim pontos baixos para unir as duas partes por 48 pontos (50cm). 

– Repita o processo na outra lateral.

Mangas 

– Depois de fechar as laterais restaram 66 pontos para a manga. 

1ª carr.: Insira um novo fio debaixo no braço, bem onde fechamos a lateral. 

– Faça 1 pb e 1 corr para alcançar a altura do ponto alto.

– Siga fazendo 1 pa para cada ponto de base. 

– Feche a carreira com pbx na corr inicial.

2ª carr.: suba 2 corr (não contam assim como ponto), e faça 1 pa no mesmo ponto. Faça 1 pa para cada um dos 66 pontos de base. Feche a carreira com 1 pbx no 1º pa.

3ª a 8ª car.: repita a 2ª carreira.

9ª carr.: suba 1 corr e faça 1 pb com laçada assim na frente para cada ponto de base.

– Faça as duas mangas, corte o fio e arremate.

Carreira de acabamento em ponto baixo 

– Faremos ponto baixo por toda volta do kimono, passando pelo pescoço. 

– Nos cantos da frente da peça vamos tecer 3 pb juntos para criar um ângulo bem definido. 

Finalize o seu kimono arrematando todos os fios e pronto!

Artesã: Lau Teixeira

Fonte: Pingouin

Ultimas notícias: