Lanterna decorativa – Decor feito à mão com macramê

Veja o passo a passo desse lindo artesanato!

Lanterna decorativa – Decor feito à mão com macramê

Essa receita é uma decoração de lanterna com macramê. O macramê é uma técnica de tecelagem manual que utiliza nós para criar uma variedade de peças decorativas e utilitárias, como acessórios, roupas, cortinas, tapetes e muito mais. A técnica é realizada com fios ou cordões que são amarrados e trançados em uma série de nós decorativos. É uma técnica versátil que pode ser usada para criar peças com diferentes níveis de complexidade, desde padrões simples até trabalhos intrincados com muitos detalhes. O macramê tem raízes antigas e é usado em muitas culturas em todo o mundo, sendo uma técnica artesanal muito valorizada.Assim, aprenda aqui no blog Katia Ribeiro Crochê essa linda peça.

MATERIAL 

  • Macramê 200g na sua cor de preferência
  • Agulha de crochê nº8mm
  • Agulha tapeçaria
  • Tesoura
  • 01 Vaso de vidro (estilo vidro de compota) grande
  • 01 pisca-pisca com pilhas
  • Cola universal (ou cola de silicone)

PASSO A PASSO LANTERNA

OBS.:  Vamos iniciar tecendo duas peças em formato de cordão de pontos baixos na técnica de crochê tradicional (sendo uma para a parte superior e uma para a parte inferior da lanterna). Em seguida, vamos ancorar os fios em um destes cordões e vamos tecer na técnica do macramê, conforme orientado abaixo.

1ª etapa: em crochê tradicional (fazer duas peças iguais)

– Com a agulha 8mm vamos tecer um cordão de correntinhas comprido o suficiente para abraçar a circunferência do vidro.

– Em seguida, fechar com p. baixíssimo na primeira correntinha formando uma circunferência, cuidando para não torcer as correntinhas.

– Subir uma correntinha e tecer p. baixos. sobre as correntinhas de base.

– Arrematar e esconder as sobras dos fios dentro da trama.

2ª etapa: agora vamos começar a tecer na técnica do macramê.

– Contar a quantidade de pontos de base criados na faixinha de pontos baixos e dividir em 8 partes iguais, marcando temporariamente com um marcador ou um fio de outra cor.

– Cortar 16 cabos de 1,5 metros de comprimento e reservar.

– Pegar de 2 em 2 cabos e dobrá-los ao meio, fazendo a montagem dos fios na peça de crochê nos locais que haviam sido marcados, deixando uma distribuição uniforme. Agora você pode usar um pinguinho de cola para fixar essa parte superior no vaso de vidro. Deixando o trabalho mais firme.

– Fazer 1 nó quadrado em cada uma das partes dos fios que se viram previamente separados.

– Agora vamos começar a tecer a rede de pontos, pegando duas pernas de um jogo de fios e duas pernas do outro jogo de fios da lateral. Repetir esse processo com todos os fios do entorno da circunferência.

– Depois de finalizar toda a circunferência, vamos voltar a trabalhar pegando duas pernas de um jogo de fios e duas pernas do outro jogo de fios da lateral, fazendo novamente o cruzamento dos fios e criando assim o efeito de rede.

– Repetir esse processo por mais duas vezes, ou quantas vezes preferir.

3ª etapa: Arrematando o trabalho da lanterna

Para finalizar, vamos fazer os arremates das pontas que sobraram da trama do macramê. Para isso, vamos passar as sobras de fios dentro da segunda parte do crochê tradicional, cortar o excesso de fios e finalizar prendendo os fios com um pinguinho de cola universal na parte inferior do vaso.

Opcional: você pode criar uma alça de mão para sua lanterna decorativa, torcendo um arame galvanizado.

Fonte: Pingouin

Artesão: Urial Carneiro

Ultimas postagens: