Macramê: A História que não contam

O macramê é uma técnica de tecelagem manual que consiste em fazer nós com fios, cordas ou linhas. Embora seja popularmente associado…

Macramê: A História que não contam
Macramê: A História que não contam

Um mergulho na história do macramé

macramê é uma técnica de tecelagem manual que consiste em fazer nós com fios, cordas ou linhas. Embora seja popularmente associado à cultura hippie dos anos 70, a origem desta técnica é muito mais antiga e alcança várias culturas ao redor do mundo.

A origem do macramé

A palavra “macramé” tem raízes árabes, mais especificamente na palavra “migramah”, que significa “franja ornamental”. Foi introduzido na Europa pelos mouros, e a popularidade desta técnica se espalhou durante o Império Victoriano, quando a rainha Victoria se encantou com as belas cortinas, toalhas de mesa e outros itens de decoração que podiam ser criadas com ela.

Quando surgiu o macramé?

No entanto, a tecelagem de nós é uma prática histórica com origens que podem ser rastreadas até a antiguidade pré-histórica. Alguns dos primeiros exemplos desta técnica foram encontrados em restos têxteis do Antigo Egito e em povos indígenas na América Pré-Colombiana.

No século XXI

Com a reinvenção dos estilos de vida boêmio e boho-chic, o macramé está experimentando uma nova onda de popularidade no século XXI. Agora, esta antiga técnica de tecelagem tem se adaptado ao mundo digital, com tutoriais online e designers de macramé compartilhando suas criações nas redes sociais.

Afinal, por que aprender?

Aprender macramé pode ser uma forma excelente de exercitar a criatividade e a paciência. Além disso, permite criar peças únicas e personalizadas para decorar o lar ou para presentear amigos e familiares. E, acima de tudo, dá-nos a oportunidade de nos conectarmos com uma tradição artística que atravessou séculos e culturas, chegando até nós nos dias de hoje.

Ultimas postagens: