Macramê fácil – Painel Pinho feito com fio MACRAMÊ

Veja esse lindo enfeite macramê!

Macramê fácil – Painel Pinho feito com fio MACRAMÊ

Macramê é uma técnica de tecelagem manual que consiste em criar desenhos e padrões usando apenas nós e fios. É uma técnica antiga, que remonta ao século XIII, e foi popularizada na década de 1970. O macramê pode ser usado para criar uma variedade de itens, incluindo jóias, bolsas, cortinas, tapetes e muito mais. Assim, aprenda aqui no blog Katia Ribeiro Crochê essa linda peça.

NÍVEL

Básico

TAMANHO

Largura trabalhada do painel 29cm X Altura total 55cm (a largura pode mudar de acordo com o espaçamento feito entre as tiras no final)

MATERIAL

1 nov. fio MACRAMÊ 200g cor PINHO 1784 

Bastão de madeira de 40cm 

Tesoura

Fita métrica

Ganchos para pendurar o bastão em alguma estrutura

Grampo de cabelo

NÓS UTILIZADOS

Laçada inicial, ponto espiral

EXECUÇÃO DO MACRAMÊ

No bastão de madeira de 40cm, fazer 11 tiras do ponto espiral formando um bico em V da seguinte forma:

– Para à 1ª e 11ª tiras (que são as das extremidades) cortar 2 cordões de 1,20m (que fica por dentro do espiral) e 2 cordões de 2,20m (que faz o espiral). 

Fazer a laçada inicial com o cordão mais curto no bastão e com o mais longo começar os pontos espiral bem na base da laçada, continuar até completar 15cm de espiral.  (use o grampo de cabelo para ajudar a segurar na base enquanto fizer o primeiro ponto).

Fazer 2 tiras iguais e separar no bastão cada uma numa extremidade.

– Para à 2ª e 10ª tiras cortar 2 cordões de 1,30m (que fica por dentro do espiral) e 2 cordões de 2,40m (que faz o espiral).

Fazer 2 tiras iguais de ponto espiral até completar 17cm e separar no bastão cada uma numa extremidade ao lado da outra tira já feita. 

– Para à 3ª e 9ª tiras, cortar 2 cordões de 1,40m (que fica por dentro do espiral) e 2 cordões de 2,60m (que faz o espiral).

Fazer 2 tiras iguais de ponto espiral até completar 19cm e separar no bastão cada uma numa extremidade ao lado da última tira já feita.

– Para a 4ª e 8ª tiras, cortar 2 cordões de 1,50m (que fica por dentro do espiral) e 2 cordões de 2,80m (que faz o espiral).

Fazer 2 tiras iguais de ponto espiral até completar 21cm e separar no bastão cada uma numa extremidade ao lado da última tira já feita. 

– Para a 5ª e 7ª tiras, cortar 2 cordões de 1,50m (que fica por dentro do espiral) e 2 cordões de 3,10m (que faz o espiral). 

Fazer 2 tiras iguais de ponto espiral até completar 23cm e separar no bastão cada uma numa extremidade ao lado da última tira já feita.

– Para a 6ª tira que vai ser a tira do meio da peça, cortar 1 cordão de 1,60m (que fica por dentro do espiral) e 1 cordão de 3,30m (que faz o espiral).

Fazer uma tira de ponto espiral até completar 25cm. 

Ajustar as tiras no bastão de forma que todas fiquem com o mesmo espaçamento e formando um V gradual. 

Fonte: Pingouin

Ultimas postagens: