Uma manta é uma peça têxtil grande e retangular, usada para aquecer o corpo ou decorar um ambiente. Pode ser feita de vários materiais, como lã, algodão, acrílico, etc. As mantas são comuns em camas, sofás e cadeiras, e podem ser encontradas em vários estilos, cores e padrões. Além de serem funcionais, as mantas também podem adicionar um toque de estilo e personalidade a um espaço. Elas são frequentemente feitas à mão, incluindo técnicas como tricô e crochê, que podem produzir mantas de diferentes texturas e designs. Assim, aprenda aqui no blog Katia Ribeiro Crochê essa linda peça.
MATERIAL
– 3 novelos de fio Bambino na cor 7690
– Agulha de crochê nº3,5 mm
– Agulha de tapeçaria para arremates
– Fita métrica e tesoura
EXECUÇÃO DA MANTA
– O ponto fantasia é múltiplo de 16, então comece o seu trabalho com um cordão de correntes, medindo aproximadamente 90cm , respeitando o número necessário para o ponto fantasia.
– Comece a tecer a partir da 4ª corrente e faça mais 2 pontos altos. Em seguida, 6 pontos altos em relevo (pegando pela frente do ponto), então volte a fazer pontos altos tradicionais, fazendo 10.
– Em seguida alterne entre 6 pontos altos em relevo e 10 pontos altos tradicionais até o final da carreira, quando você fará 3 pontos altos tradicionais.
– Vire o trabalho e siga da mesma forma, porém, nos pontos altos em relevo você passará a agulha por trás do ponto alto de base, de forma que fiquem todos voltados para a mesma face do trabalho.
– Continue tecendo até atingir 90 cm.
– Por fim, faça 3 carreiras de ponto baixo, deixando 1 corrente solta nas quinas para encaixar um ponto baixo, 1 corrente e 1 ponto baixo na próxima carreira. Assim a sua manta ficará um quadrado perfeito!