Não ERRE MAIS: Veja aqui a MELHOR forma de cuidar de Roupas de crochê e tricô

Aprenda a cuidar de suas roupas de crochê e tricô com dicas de lavagem, armazenamento e mais. Faça suas peças durarem mais tempo e mantenha-as sempre bonitas e conservadas. Confira

Não ERRE MAIS: Veja aqui a MELHOR forma de cuidar de Roupas de crochê e tricô
Não ERRE MAIS: Veja aqui a MELHOR forma de cuidar de Roupas de crochê e tricô

Para qualquer estação do ano, as roupas de crochê e tricô exigem um cuidado extra na hora da sua higienização e conservação. Muitos podem se perguntar como garantir a maior durabilidade dessas peças, evitar que elas desfiem, desbotem, deformem, encolham ou mesmo rasguem.

Afinal, são itens que além de proteger do frio, trazem história e afeto em cada ponto executado. Nós sabemos que elas merecem atenção especial, assim, a equipe do blog Katia Ribeiro Crochê preparou uma série de orientações. Vamos conferir?

Como lavar e preservar as roupas de crochê e tricô?

A primeira dica é preferir lavagens manuais, pois mesmo em modos delicados, as máquinas de lavar podem comprometer as fibras do fio, e consequentemente, a durabilidade da peça. Outro detalhe importante é nunca pendurar a peça no varal, pois isso pode fazê-la esticar e alterar seu formato original. A melhor opção é secá-las sobre toalhas ou varais de chão.

Ao lavar à mão, evite deixar de molho ou torcer as roupas. Em vez disso, esprema delicadamente o excesso de água e deixe-as secar à sombra, nunca ao sol, pois isso pode desbotá-las e danificar as fibras. A água usada na lavagem deve ser fria, pois água aquecida pode fazer com que a peça encolha e perca o brilho.

Quais produtos devo usar?

Ademais, também é fundamental usar sabão neutro na lavagem, pois os sabões em pó comuns são agressivos para as delicadas fibras de crochê e tricô. Na hora de passar as roupas, use o ferro em baixas temperaturas e coloque um pano em cima da peça para evitar o contato direto, que prejudica as fibras e pode deformar a roupa.

Para armazenar as peças de crochê e tricô, o indicado é não pendurá-las em cabides, pois isso pode distender os pontos e deformar a roupa. O ideal é mantê-las dobradas em uma gaveta ou prateleira.

Como guardar as peças por um longo período?

Se for necessário guardar as roupas por um período longo, como na troca das estações, é importante mantê-las protegidas de poeira e umidade para preservar as fibras. Para isso, pode-se envolver as roupas em papel de seda ou até mesmo usar saquinhos de TNT ou organizadores, que permitem a respiração do fio. E lembre-se, nunca guarde as roupas sujas, pois isso pode fixar sujeiras nas fibras e dificultar na hora da limpeza.

Com estas recomendações, suas peças de crochê e tricô permanecerão bonitas, limpas e bem conservadas por muito tempo. Cuide bem delas e aproveite todo o aconchego que essas roupas podem proporcionar em dias mais frios!

Ultimas postagens: