O setor de decoração e design de interiores não para de evoluir. Com o isolamento social imposto pela pandemia, muitas pessoas têm buscado maneiras de tornar suas casas mais aconchegantes e agradáveis. E uma tendência que tem ganhado espaço é a utilização de corda náutica e tricô náutico na decoração dos ambientes.
Ambos são materiais inicialmente utilizados por Marinheiros e na estrutura de embarcações. Atualmente, vêm sendo incorporados ao nicho mobiliário em produtos modernos, resistentes e elegantes.
Vantagens e aplicações dos materiais náuticos na decoração
O tricô náutico e a corda náutica são versáteis e podem ser incluídos tanto em áreas internas quanto externas dos ambientes. Entre as principais vantagens desses materiais, estão a alta durabilidade, resistência e leveza, sem deixar de lado a estética, que pode compor poltronas, sofás, mesas, pufes, bancos, balanços, chaises, etc.
Cores e estampas
Para áreas de descontração e lazer, é recomendado o uso de cores mais vivas e estampas. Entretanto, é importante manter um padrão, evitando misturar estilos diferentes. Além disso, é possível utilizar as cores e estampas em almofadas, cortinas, cadeiras e tapetes, tornando o ambiente mais leve e agradável.
Do lado de fora
Para áreas externas, as principais escolhas de materiais são o tricô náutico e a corda náutica, devido à sua resistência e durabilidade. A combinação de cores de objetos com estofados e móveis pode harmonizar o ambiente, enquanto a corda náutica traz leveza e descontração.
Na parte interna da casa
A corda náutica e o tricô náutico também são excelentes opções para ambientes internos. Estes materiais são capazes de proporcionar resistência e leveza para os móveis, ao mesmo tempo que transmitem um toque moderno e sofisticado para os ambientes.
Manutenção e cuidados com os materiais náuticos na decoração
Tanto o tricô náutico quanto a corda náutica são fáceis de limpar. Usar o aspirador de pó é uma ótima opção para manter as peças limpas. Caso haja manchas mais profundas, é possível utilizar um jato de alta pressão a uma distância de 30 centímetros.
Além disso, é importante lembrar que os móveis para área externa devem ser feitos com materiais resistentes, que garantam a sua durabilidade – já que estão sujeitos a intempéries, como: sol, chuva e vento. Portanto, quando os móveis não estarão em uso, é importante cobri-los com capas de náilon para manter a conservação por mais tempo.
Ultimas postagens: