Painel decorativo feito de macramê! Veja como fazer esse lindo Decor

Lindo né? Veja o passo a passo super descomplicado!

Painel decorativo feito de macramê! Veja esse lindo Decor

Um painel decorativo de macramê é uma ótima maneira de adicionar um toque de charme artesanal e personalidade à sua decoração de interiores. Esses painéis podem ser feitos em uma variedade de tamanhos, cores e padrões, e podem ser pendurados em uma parede ou até mesmo usados como divisórias de ambiente. Assim, aprenda aqui no blog Katia Ribeiro Crochê essa linda peça.

NÍVEL
Iniciante


TAMANHO
55cm de largura x 85cm comprimento


MATERIAL

  • 3 novelos do Fio Macramê na Cor Papoula – Cód.1323
  • Vareta de madeira ou galho medindo 55cm
  • Tesoura
  • Fita métrica

ORIENTAÇÃO INICIAIS

O Painel será feito utilizando a técnica Macramê, que consiste em tecer nós com a mãos. O fio escolhido foi o MACRAMÊ da Fios Pingouin, que proporciona uma trama sofisticada. A torção diferenciada combinada à variedade de cores da cartela vai garantir uma linda peça, para sua casa ou para venda.

Uma ótima sugestão para trazer uma aspecto mais rústico é apostar em galhos secos de árvore para substituir a vareta. Super combina! O painel será feito usando apenas o nó quadrado. Faça os nós de maneira firme, mas não aperte muito.

EXECUÇÃO DO PAINEL DECORATIVO

Com o fio Macramê, separe 32 cabos de 5 metros de comprimento cada. Dobre-os ao meio e prenda-os na vareta, formando assim 64 cabos pendurados com 2,5 metros de comprimento, formando então as 32 duplas de fios que vamos trabalhar.

Da esquerda para a direita, pule 3 duplas de fios de um dos lados e comece fazendo 1 nó quadrado com a 4ª e a 5ª duplas de fios. Pule mais 4 duplas de fios e faça mais um nó quadrado com as próximas
duas duplas de fios. Siga fazendo 1 nó quadrado sempre pulando 4 duplas de fio, e finalize deixando 3 duplas no final, assim como no início.

As pontas dos losangos se formaram. Agora, faça mais 3 nós trabalhando as duplas de fios das laterais,
descendo do lado esquerdo e 2 nós trabalhando nas duplas de fios das laterais, descendo do lado direito.

O 3º nó do lado direito será a junção dos losangos. Por isso, faça o lado esquerdo do próximo losango e então feche a união entre eles.

Lembre-se que para que os nós se unam é necessário pegar dois fios do nó anterior (de cima) dos 4 fios que serão trabalhados. Repita a sequência até formar 5 partes de cima do losango.

Agora é a vez de fechar a parte de baixo do losango. Faça os nós descendo e se encontrando no centro. Na peça eu torci os dois fios centrais para formar um efeito visual, mas isso é opcional.

Na largura do painel irão se formar 5 losangos. Dê continuidade no desenho da mesma forma, com nós quadrados. Vá ajustando para que fiquem bem uniformes, todos do mesmo tamanho e posição.

Siga fazendo essas duas sequências abrindo e fechando os losangos até alcançar 20 carreiras de losangos completos. A última carreira será a que fica meio losango na borda de cada lado do painel. Corte os fios restantes formando uma franja medindo aproximadamente 12cm.

Para finalizar faça 6 tassels medindo aproximadamente 12cm (mesmo tamanho que a franja) e aplique um em cada ponta de losango.

ALÇA DO PAINEL DECORATIVO

Corte 1,60m de fio Macramê e aplique um tassel grande de aproximadamente 16cm em cada ponta. Faça um nó para prender em cada lado da vareta deixando os tassels pendurados. Prontinho!

Fonte: Pingouin

Ultimas postagens: