Regata Mandala – Aprenda a Confeccionar sua Primeira Blusa de Crochê

Aprenda a confeccionar sua própria blusa de crochê com este passo a passo fácil. Crie peças exclusivas e encante com sua habilidade manual. Entre na arte do crochê conosco!”

RECEITA DE CROCHÊ: APRENDA A FAZER UMA BLUSA BÁSICA DE FÁCIL CONFECÇÃO


A arte do crochê não para de ganhar novos adeptos. A cada dia, mais pessoas se apaixonam por essa técnica manual capaz de criar peças incríveis, como o item que ensinaremos a confeccionar hoje: uma blusa básica de crochê, perfeita para quem está começando.


Em uma iniciativa da artesã Rosangela Gonçalves, a proposta é tão simples quanto elegante, com um tamanho 40 feminino e um nível de dificuldade classificado como fácil.

Antes de começar, é importante observar que um quadrado em ponto alto com 10 x 10 cm deve contar com 24 pontos e 10 carreiras, para garantir a tensão do ponto.


Para a confecção da blusa, será necessário criar duas peças idênticas, que representarão a frente e as costas da blusa. O processo é iniciado com a confecção de um “anel mágico”, com seguimento pelo trabalho do diagrama principal até a 22ª carreira.


A barra, que alinhará a blusa e as laterais, é executada em cinco etapas. A cada etapa, o fio é preso com ponto baixíssimo conforme a indicação do diagrama da barra, sendo trabalhado em sequência e arrematado ao final.


As cavas e o decote são feitos por outro processo. Aqui, o decote é centralizado conforme indicado no diagrama de cavas e decote, e o fio é preso com ponto baixíssimo para iniciar cada uma das partes.


TAMANHO

40 feminino


Material Utilizado:


Material Utilizado:
Fio Bella Botanique, 2 nov. (150 g) na cor Cru (004)
Agulha de crochê Pingouin de nº 2,5 mm
Agulha de tapeçaria para os acabamentos
Tesoura

PONTOS EMPREGADOS E ABREVIATURAS

nov. = novelo; p. = ponto(s); ag. = agulha(s); carr. = carreira(s); corr. = correntinha(s); pb. = p. baixo; pbx. = p. baixíssimo; mpa. = meio p. alto; pa. = p. alto; pad. = p. alto duplo; picô = 3 corr., 1 pbx. laçando a 1ª corr.; trab. = trabalhe; rep. = repetir; arrem. = arremate.
TENSÃO DO PONTO: Um quadrado em pa. com 10 x 10 cm = 24 p. x 10 carr.

EXECUÇÃO FRENTE E COSTAS

– Faça um anel mágico e trab. o DIAGRAMA PRINCIPAL até a 22ª carr., arrem.
– Faça 2 peças.

BARRA

– Para alinhar a barra e laterais, o trabalho será executado em 5 etapas.
– Para a 1ª etapa prenda o fio com pbx. conforme indicação no DIAGRAMA BARRA, trab. a 1ª carr. e arrem.
– Para a 2ª etapa prenda o fio com pbx. conforme indicação no DIAGRAMA BARRA, trab. a 2ª carr. e arrem.
– Para a 3ª etapa prenda o fio com pbx. conforme indicação no DIAGRAMA BARRA, trab. a 3ª carr. e arrem.
– Para as 4ª e 5ª etapas prenda o fio com pbx. conforme indicação no DIAGRAMA BARRA, trab. as 5 carr. para formar as pontas e arrem.
– Trab. da mesma maneira nas duas peças principais. Cavas e decote
– Centralize o decote como indicado no DIAGRAMA CAVAS E DECOTE, prenda o fio com pbx. como indicado e trab. uma parte.
– Prenda o fio com pbx. para iniciar a outra parte.

MONTAGEM E ACABAMENTO

– Costure as laterais.
– Trab. o ACABAMENTO DAS CAVAS E DECOTE.
– Com o auxílio da ag. de tapeçaria arrem. as pontas dos fios.

 


Finalizada a confecção, o passo seguinte é a montagem. Nela, as laterais são costuradas e os acabamentos das cavas e do decote são realizados. Com o auxílio de uma agulha de tapeçar, os fios remanescentes são arrematados, garantindo um acabamento perfeito para a sua blusa de crochê.


Seguindo todos os passos cuidadosamente, você terá em mãos uma linda blusa básica de crochê. Uma peça coringa em qualquer guarda-roupa, ideal para compor looks para os mais diversos eventos. E o melhor: feito por você!