Ponto Cruz – Alfabeto com Gráficos Parte 2

Veja aqui como fazer o alfabeto em ponto cruz e confira como ele voltou a ser usado como fonte de renda.

Ponto Cruz - Alfabeto com Gráficos
Ponto Cruz – Alfabeto com Gráficos

Acompanhe nossa coleção com o Alfabeto em Ponto Cruz e entenda porque essa técnica tem conquistado o coração das artesãs.

Nos últimos anos, um querido antigo artesanato voltou à cena com uma força impressionante: o Ponto Cruz. Durante décadas, esta técnica de bordado de padrões em formato de X permaneceu uma memória distante, mais lembrada em toalhas de louça e bordados em toalhas de mesa de nossas avós.

No entanto, o cenário mudou em 2008, marcado pelo início de uma das maiores recessões econômicas mundiais, quando jovens mulheres inglesas iniciaram um movimento de resgate ao Ponto Cruz, como uma forma de geração de renda. Tornou-se então, mais do que um passatempo, uma fonte de renda em tempos difíceis.

Ponto Cruz: O mais antigo dos bordados

A técnica do Ponto Cruz é considerada a mais antiga arte do bordado, presente em diversos contextos culturais globais, incluindo o Brasil. Seu método simples de trançado em formatos X permite a criação de diversas imagens e formas genéricas, permitindo um alto grau de personalização de desenhos.

Alfabeto e as múltiplas possibilidades do Ponto Cruz

O verdadeiro charme do Ponto Cruz reside na sua versatilidade. Além de toalhas de cozinha e toalhas de mesa, a técnica pode ser aplicada em lençóis, almofadas, dando um toque de personalização e criatividade ao item. Algumas pessoas abraçaram o desafio de elevar o Ponto Cruz a novos níveis e usando-o em obras de arte altamente complexas.

Um exemplo notável disso é a obra de arte feita pela artista Joanna Lopianowski-Roberts, que em 2006, reproduziu todas as 45 cenas pintadas por Michelangelo na Capela Sistina usando exclusivamente a técnica do Ponto Cruz.

Confira Letras do Alfabeto em Ponto Cruz

As imagens do nosso blog não são autorais portanto se deter algum direito sobre o conteúdo,
favor enviar um email com a peça para que possamos dar os devidos créditos.

A preservação de uma arte única

A reemergência do Ponto Cruz serve como uma lembrança de que arte manual e a fabricação caseira são tesouros que nunca devem ser esquecidos. Jovens e adultos descobrindo e redescobrindo o Ponto Cruz são a prova de que isso nunca vai morrer, sempre haverá novas maneiras de reinventar e trazer de volta as tradições do passado. Portanto, se você nunca experimentou o Ponto Cruz, talvez este seja um bom momento para começar.

Explore diariamente nosso blog e descubra peças e projetos deslumbrantes que compartilhamos com você: