Existe quase uma “obsessão” do público fitness em relação ao queijo cottage. Basta abrir as redes sociais de alguma blogueira “fit” que logo avistamos o produto sendo usado em pães, torradas, ovos ou até como molho. E qual seria seu diferencial para ser tão valorizado nas dietas?
O queijo cottage é um derivado de leite coalhado, por isso, é rico em proteínas e baixo em calorias, além de não fazer parte dos alimentos ultraprocessados. Por essas características, o alimento entrou no hype do emagrecimento. Ele funciona ainda para aumentar a qualidade da alimentação sem abrir mão do sabor.
Por Que o Queijo Cottage é Tão Popular?
Quando enjoamos dos ovos, o queijo cottage é uma excelente alternativa para aumentar a quantidade de proteínas totais da refeição. Ele apresenta um aspecto grumoso pela coagulação que a caseína — proteína do leite — sofre quando é adicionado o ácido ao leite. E há muito mais benefícios embutidos nesse alimento.
- Saciedade prolongada: Enquanto as proteínas da caseína são digeridas de forma mais lenta, favorecendo a saciedade, as proteínas do whey são digeridas mais rapidamente.
- Rico em proteínas: Para se ter uma ideia, uma porção de uma xícara conta com 25 g de proteína e 11 g de carboidratos.
- Fonte de minerais essenciais: O queijo cottage possui uma boa quantidade de cálcio e potássio.
Como o Queijo Cottage Beneficia a Saúde?
Além de ser um queridinho para quem busca emagrecer e manter uma alimentação balanceada, o queijo cottage oferece vários benefícios à saúde.
Apoio à Saúde da Tireoide
Esse queijo favorece a saúde da tireoide por oferecer uma boa quantidade de selênio. Esse mineral é essencial para o bom funcionamento da glândula, contribuindo para a produção de hormônios.
Controle da Glicemia e Pressão Arterial
Além disso, o queijo cottage ajuda no controle da glicemia, o que é particularmente benéfico para diabéticos. Ele também ajuda na regulação da pressão arterial devido ao seu conteúdo mineral equilibrado.
Como Incorporar o Queijo Cottage na Dieta?
A versatilidade do queijo cottage é impressionante. Na dúvida de qual tipo de queijo comer, se você não sofre de intolerância à lactose, invista no cottage. Abaixo estão algumas dicas para incorporá-lo em sua dieta diária.
- Em torradas: Uma pitada de ervas finas dá um charme extra.
- Como dip: Misture com um pouco de iogurte natural e temperos.
- Em saladas: Acrescenta textura e aumenta o valor proteico.
- No café da manhã: Combine com frutas para um começo saudável do dia.
Na próxima vez que olhar para o cardápio do dia, considere adicionar o queijo cottage para uma refeição mais nutritiva e saborosa.
Autor: Thaiz Brito – Nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica