Uma blusa chevron é um modelo de blusa que apresenta um padrão em forma de “V” invertido, conhecido como chevron. Esse padrão é formado por linhas diagonais que se encontram em ângulos agudos, criando um efeito de zig-zag.
A blusa chevron pode ser confeccionada tanto em crochê quanto em tricô, e o padrão chevron pode ser incorporado de diferentes formas. Pode-se usar uma combinação de pontos altos ou pontos tricô para criar as linhas diagonais do chevron, alternando as cores para destacar o efeito de zig-zag. Assim, aprenda aqui no blog Katia Ribeiro Crochê essa linda peça.
MATERIAL
Eco Jeans nas cores: 4 novelos Natural 4018; 2 novelos azul jeans 9588
Agulhas para tricô Pingouin nº 5 mm
Agulha de tapeçaria para costuras e acabamentos.
TAMANHO
Veste M
ESQUEMA E PONTOS EMPREGADOS NA BLUSA
– Pt. Meia: direito do trabalho em meia; Avesso em tricô.
– Pt. Mate Duplo: tirar um ponto sem fazer em meia, trabalhar dois pontos juntos em meia, derrubar o ponto sem fazer sobre os dois juntos em meia.
– Ponto Chevron:
Lado direito do trabalho: Iniciar a carreira com 2 pontos em meia, 2 pontos juntos em meia, 5 meias, *1 laçada, 1 meia, 1 laçada, 6 pontos em meia, 1 mate duplo, 6 meias*, repetir de * a *, terminando a carreira com 5 pontos em meia, 2 pontos juntos em meia e 2 meias.
Obs.:Repetir essa carreira sempre no direito do trabalho.
Avesso do trabalho: em tricô, trabalhando as laçadas em tricô torcido.
Listras do chevron: Trabalhar 10 carreiras na Cor natural; trabalhar 6 carreiras na Cor azul jeans.
EXECUÇÃO
Obs.: Frente e Costas são iguais.
– Na agulha de tricô, montar 99 pontos e trabalhar no ponto Chevron, como explicado no esquema. Terminando com 14 carreiras na cor Natural e um total de 54 cm.
– Arrematar todos os pontos.
Mangas
– Na agulha de tricô montar 57 pts., trabalhar no ponto. Chevron e nas listras como explicado, começando a carreira com: 5 meias, 2 pts juntos em meia, 5 meias, * 1 laçada, 1 meia, 1 laçada, 6 meias, 1 mate duplo, 6 meias*, repetir de * a *, terminar a carreira com 5 meias, 2 pts juntos em meia e 5 meias.
– Terminar as mangas com 8 carreiras na cor Natural com 39 cm., arrematar todos os pontos.
Acabamento
– Fechar 15 cm. para cada ombro.
– Dobrar a manga ao meio e alinhavar no meio do ombro e costurar as cavas que são retas. – Fechar as laterais da blusa e mangas.
Fonte: Pingouin
Artesã: Marta Araújo
Ultimas postagens: