Sousplat de Crochê Cor Índigo

Que seu sousplat de crochê na cor índigo seja o destaque da sua decoração, trazendo consigo a serenidade e a beleza intemporal dessa tonalidade

Sousplat de Crochê Cor Índigo

Dê um toque de sofisticação e serenidade à sua mesa com um sousplat de crochê na cor índigo! Este guia irá orientá-la pelos passos para criar uma peça elegante que não apenas protegerá sua mesa, mas também acrescentará um charme atemporal ao seu ambiente. Mergulhe na arte do crochê e crie um sousplat que destaca a beleza única do índigo. Aprenda aqui no blog Katia Ribeiro Crochê essa linda peça.

MATERIAL

  • 1 novelo Bella e 1 novelo Bella Fashion
    nas cores que desejar
  • Agulha para crochê n° 3,5 mm (caso seu
    ponto seja apertado, use a n°4mm)
  • Tesoura
  • Agulha de tapeceiro para arremates.
    PONTOS EMPREGADOS
    E ABREVIATURAS
    Corrente – corr.
    Carreira – carr.
  • Carreira Anterior- ca.
  • Ponto alto- pa
  • Ponto alto duplo- pad
  • Ponto baixo- pb
  • Ponto baixíssimo- pbx
  • TAMANHO
  • 40 cm de diâmetro.


EXECUÇÃO BASE DO SOUSPLAT


1ª Carr: Inicie com o anel mágico, suba 3 corr. para dar altura de
um ponto alto. Faça mais 11 pontos altos dentro do anel. Total de 12
pontos. Finalize o sousplat com um p.b.x. na terceira corr. que você fez no início do
trabalho.
Obs.: Iniciar carreiras com 3 corr e finalizar com PBX.

  • 2ª Carr: 1 aumento em cada ponto. Total de 24 pontos.
    Carr 03: 1 p.a. e 1 aumento. Faça assim até o final da carr. Total de 36
    pontos.
    4ª Carr : 2 p.a. e 1 aumento. Faça assim até o final da carr. Total de 48
    pontos.
    5ª Carr: 3 p.a. e 1 aumento. Faça assim até o final da carr. Total de 60
    pontos.
    6ª Carr: 4 p.a. e 1 aumento. Faça assim até o final da carr. Total de 72
    pontos.
    7ª Carr: 5 p.a. e 1 aumento. Faça assim até o final da carr. Total de 84
    pontos.
    8ª Carr: 6 p.a. e 1 aumento. Faça assim até o final da carr. Total de 96
    pontos.
    9ªCarr: 7 p.a. e 1aumento. Faça assim até o final da carr. Total de 108
    pontos.
    10ª Carr: 8 p.a. e 1 aumento. Faça assim até o final da carr. Total de 120
    pontos.
  • 11ª Carr: 9 p.a. e 1 aumento. Faça assim até o final da carr. Total de 132
    pontos.
    12ª Carr: Faça 1 P.B para cada ponto da carr. de base. Total de 132
    pontos.
    13ª Carr: Detalhes finais/Acabamento da peça

Iniciar com 4 corr. para simular um p.a.d.

Agora, no mesmo ponto de base que você iniciou as corr., faça 1 p.a.d., faça 2 corr. de separação e mais 2 p.a.d. no mesmo ponto de base inicial. Totalizando assim 4 p.a.d. separados por duas corr do sousplat.

A seguir, faça 2 corr. pule 2 pontos da carr. de base e no próximo faça um p.b., 7 corr. pule 3 pontos da carr. de base e no próximo um p.b., 7 corr. pule 3 pontos da carr. de base e no próximo um p.b., 7 corr. pule 3 pontos da carr. de base e no próximo um p.b., 7 corr. pule 3 pontos da carr. de base do sousplat e no próximo um p.b., 2 corr. pule 2 pontos da carr. de base, no próximo 2 p.a.d., 2 corr. de separação, mais 2 p.a.d. no mesmo ponto de base.

Repita essa sequência por toda a volta.

Finalize com um p.b.x. na quarta corr. que você iniciou a volta. 14ª Carr: Entre o espaço de um p.a.d. e outro, faça um ponto baixo e suba 3 corr. para dar altura de um p.a.d., faça mais 3 corr. de separação. No espaço de correntes faça 1 p.a.d., 3 corr. de separação e mais 1 p.a.d., 3 corr. de separação e entre um p.a.d. e outro, faça mais um p.a.d.

Agora faça 4 corr. e na primeira casinha de 7 corr. da volta anterior faça um p.b., 7 corr. e na próxima casinha um p.b., 7 corr. e na próxima casinha um p.b., 4 corr e agora faça um p.a.d. entre um ponto e outro.

Repita a sequência inicial dessa volta e siga assim até o final. Obs: Ao finalizar essa volta, você fará apenas 3 corr. de separação ao invés de 4. Desse modo sua peça ficará bem estruturada no sousplat.

Finalize com um p.b.x na terceira corr. que você iniciou a volta.

15ª Carr: Inicie essa volta no sousplat com 3 corr. para dar altura de um p.a. Agora no espaço de corr. faça 4 p.a., 1 p.a. no p.a.d. da carr. anterior, no espaço de corr 4 p.a., 1 p.a. no p.a.d. da carr. anterior, no espaço de corr. 4 p.a., 1 p.a no p.a.d. da carr. anterior.

Agora faça 4 corr. e na primeira casinha de corr. da volta anterior faça 1 p.b., 7 corr. e 1p.b na próxima casinha, 7 corr. e um p.b. na próxima casinha, 4 corr. e um p.a. no p.a.d. da volta anterior.

Repita a sequência inicial dessa volta e siga assim até o final. Obs: Ao finalizar essa volta, você fara apenas 3 corr. de separação ao invés de 4. Desse modo sua peça ficará bem estruturada.

Finalize com um p.b.x na terceira corr. que você iniciou a volta. 16ª Carr: Para cada ponto de base, faça 1p.a. pegando pela alça de trás, desse modo você criará um efeito de bordado na peça. Total de 16 p.a.

Faça 4 corr e na primeira casinha de 7 corr. da volta anterior faça um p.b., 7 corr. e um p.b. na próxima casinha. 4 corr e um p.a. no p.a. da volta anterior do sousplat.

Repita a sequência inicial dessa volta e siga assim até o final. Obs: Ao finalizar essa volta, você fara apenas 3 corr. de separação ao invés de 4 no sousplat. Desse modo sua peça ficará bem estruturada.

Finalize com um p.b.x na terceira corr. que você iniciou a volta. 17ª Carr: Inicie com uma corr. para dar altura de 1 p.b., agora faça para cada ponto de base, 1 p.b., novamente pegando pela alça de trás.
Total de 16 p.b.

Agora faça 1 corr. e no espaço de 7 corr. da volta anterior, faça 14 p.a., 1 corr. e comece a sequência de p.b. novamente.

Faça assim por toda a volta.

Finalize com 1pbx. Carr Final: Chegamos na volta final do nosso trabalho. Esse acabamento é feito todo em p.b.x. pegando pela alça de trás. Contorne toda volta desse jeito.
Obs: Para esse acabamento diferenciado, foi utilizado 2 cabos de fio Bella Fashion no sousplat.


Porém, você pode fazer esse acabamento com o mesmo fio que você trabalhou na peça, fique livre para testar o efeito que você desejar para o seu Souplat!

Feito por Pingouin

Ultimas postagens: