Tapete de crochê Miau: Faça esse projeto que é uma fofura!

Confira como fazer esse lindo tapetinho!

Tapete de crochê é uma peça muito versátil na decoração de interiores. Existem diversos modelos e padrões, desde os mais simples até os mais elaborados e coloridos. O tapete de crochê pode ser feito com diferentes tipos de fios, como algodão, lã ou linha, e pode ser utilizado em diversos ambientes da casa, como sala de estar, quarto, cozinha e banheiro. Além de ser uma peça decorativa, o tapete de crochê também é funcional, pois pode ajudar a proteger o piso, oferecer conforto e aconchego aos pés e até mesmo servir como isolante térmico. Assim, aprenda aqui no blog Katia Ribeiro Crochê essa linda peça.

NÍVEL

Intermediário

TAMANHO FINAL DA PEÇA

64 cm X 36 cm

MATERIAL

Fio Ateliê 200 g nas cores: Black – cód 9990; White – cód 9001; Valentino – cód 9456; Pink Nectar – cód 3392; Atlas – cód 9558

Agulha de crochê nº 4mm

Agulha tapeçaria

Tesoura

Obs: Você pode substituir o fio por outro que desejar, mas eu recomendo o fio Ateliê que é 100% algodão e que deu esse aspecto bem legal para a peça.

– Vamos tecer nosso tapete na técnica do crochê tradicional com fio conduzido. Se você preferir pode ir fazendo o arremate dos fios a cada troca de cor. 

– Vamos fazer pontos baixos seguindo o gráfico que está aqui abaixo e que aponta de qual lado da carreira vamos começar a contar quantos pontos de cada cor deverão ser tecidos.

– Se tiver alguma dúvida sobre troca de cores, assista o vídeo de apoio que tem dicas bem legais de como deixar o fio conduzido bem discreto.

EXECUÇÃO DO TAPETE

Iniciar com o fio Ateliê na cor Black – cód. 9990, faça 90 corr de base e aí seguir tecendo pontos baixos de acordo com o indicado no gráfico.

1ª carr.: Subir mais uma corr e voltar fazendo 90 p.b. na cor preta.

2ª carr.: Subir 1 corr, virar o trabalho e tecer 90 p.b. na cor preta.

3ª carr.: Subir 1 corr, virar o trabalho e tecer 1 p.b. na cor preta, 8 p.b. na cor laranja, 1 p.b. na cor preta, 16 p.b. na cor laranja, 1 p.b. na cor preta, 16 p.b. na cor laranja, 1 p.b. na cor preta, 16 p.b. na cor laranja, 1 p.b. na cor preta, 16 p.b. na cor laranja, 1 p.b. na cor preta, 11 p.b. na cor laranja, 1 p.b. na cor preta.

4ª carr.: Subir 1 corr, virar o trabalho e tecer 1 p.b. na cor preta, 11 p.b. na cor laranja, 1 p.b. na cor preta, 16 p.b. na cor laranja, 1 p.b. na cor preta, 16 p.b. na cor laranja, 1 p.b. na cor preta, 16 p.b. na cor laranja, 1 p.b. na cor preta, 16 p.b. na cor laranja, 1 p.b. na cor preta, 8 p.b. na cor laranja, 1 p.b. na cor preta.

– Seguir tecendo as demais carreiras de acordo com o gráfico.

– Após tecer a 51ª carr. vamos tecer uma última carreira de contorno de p.b. em torno de toda a peça, com a cor preta, fazendo 1 p.b. em cada p.b. de base e 1 p.b. para cada lateral de carreira e nos 4 cantos, inserir 2 p.b. para fazer a curvinha. Arrematar.

ACABAMENTO TAPETE

Para um acabamento melhor você pode fazer uma técnica conhecida como blocagem. Para isso, posicione sua peça sobre uma superfície lisa (uma bancada, mesa, ou sobre um tapete de tatame) e estique levemente as laterais para deixar tudo bem retinho, fixando com auxílio de alfinetes. Em seguida, borrife com o vapor do ferro a vapor umedecendo a trama, mas sempre mantendo uma distância do ferro para com a peça de no mínimo 5 cm.

Atenção: essa técnica não é indicada para fios que sejam sensíveis às altas temperaturas. No caso do fio Ateliê, pode utilizar essa técnica respeitando as orientações acima. Se preferir, você também pode aplicar algumas franjas nas laterais da sua peça.

Artesã:  Urian Carneiro

Fonte: Pingouin

Ultimas postagens: