Tapete Punch Needle é um tipo de tapete feito com a técnica de Punch Needle, que utiliza uma agulha especial para criar laços de lã ou linha na superfície do tecido. Essa técnica é similar ao bordado, mas o resultado final é uma textura macia e felpuda, como a de um tapete. O tapete Punch Needle pode ser feito em diversos tamanhos e padrões, sendo uma opção versátil e criativa para decorar qualquer ambiente. Assim, aprenda aqui no blog Katia Ribeiro Crochê essa linda peça.
NÍVEL
Intermediário em punch needle/ bordado russo
MATERIAL
- – LÃ PARATECER, 1 meada nas cores: 002 – Branco/ 100 – Preto – 0309/ Rei – 0705/ Bege – 0704/ Duna
- – Agulha para punch needle nº 4 mm ou de espessura média
- – Bastidor ou chassi
- – Tecido para bordado (sugestão: Talagarça média)
- – Cola branca
- – Pincel ou espátula
- – Cola de silicone
- – Agulha de tapeçaria
EXECUÇÃO DO TAPETE
– Inicie passando o risco do bordado para o tecido. Você pode usar uma caneta termo sensível ou um lápis.
– Estique e prenda o tecido no seu bastidor ou chassi.
– Separe as cores e transforme as meadas de PARATECER em novelos.
– Preparar a agulha passando a linha por dentro e iniciar o bordado, usando o ponto relevo (ou seja, vamos bordar pelo lado avesso do tecido e com pontos levemente espaçados).
– Iniciar os contornos do desenho com as mesmas cores do preenchimento posterior. DICA: Isso vai facilitar muito o seu trabalho durante a execução do bordado.
– Depois de fazer os contornos, inicie o preenchimento das formas.
– Preencha bem as formas e tente fazer os traços dos pontos sempre num mesmo sentido, sem deixar espaços em branco ou pontos em direções aleatórias.
– Lembre-se sempre de deixar os fios do começo e do final do trabalho do lado avesso do trabalho. Posteriormente faremos os arremates.
– Após finalizar todo o bordado, corte as sobras de fios do lado avesso e aplique uma camada de cola branca no avesso do trabalho (lado dos pontos retos), deixando secar.
– Fazer o arremate da peça cortando o excesso de tecido e deixando uma pequena sobra para dobrar sobre o avesso do trabalho, finalizando com a aplicação de cola de silicone nessa dobra.
– Aplicar sobre o avesso do bordado um tecido de feltro no formato da peça.
– Você pode aplicar uma camada de produto antiderrapante na parte de baixo do seu tapete, para ficar mais seguro.
ATENÇÃO: O momento de bordar deve ser um momento de relaxar, então faça tudo com calma e curtindo cada pontinho, para que eles se mantenham uniformes e firmes!
Artesão: Urian Carneiro do @uriancarneiro
Fonte: Pingouin
Ultimas postagens: