Faça o Vestido de Crochê Com Franjas e arrase no look de outono !!

Uma peça que vai complementar a sua noite

Vestido com Franja
Vestido com Franjas

Antes de mais nada, se liga nesse vestido de crochê com franjas, é de tirar o folego não é mesmo? Uma peça perfeita para noite ,podendo ser usado para ir a uma festa, formatura ou qualquer outro evento , é um vestido que traz a você tanta elegância que facilmente será destaque onde for. Assim, aprenda hoje aqui no blog Katia Ribeiro Crochê a confeccionar esse vestido que vai surpreender a todos.

Leia mais: Vestido quadradinhos em tricô: Passo a passo

Materiais:

  • 5 Novelos de Cléa 5 (147 g) – Cor: 2856 (anil profundo)
  • 1 Novelo de Encanto (100 g) – Cor: 2250 (azul bic)
  • Ag. para crochê 3,0 mm
  • Maxxi retrós Círculo, 1 retrós na cor 512 (azul bic)
  • Ag. para tapeçaria Círculo
  • Tecido em malha para fazer o forro da peça
  • Papel vegetal
  • Lápis
  • Tesoura
  • Fita métrica

Tamanho: 38

Pontos utilizados no crochê: Primeiramente, corr.: correntinha, p.bx.: ponto baixíssimo, p.b.: ponto baixo, m.p.a.: meio ponto alto, p.a.: ponto alto, 3 p.a.j.f. no mesmo p. de base.: 3 pts. altos fechados juntos no mesmo p. de base, 4 p.a.j.f. mo mesmo p. de base.: 4 pts. altos fechados juntos no mesmo p. de base, ademais, p. fantasia (A): siga o diag. 1, ademais, p. fantasia (B): siga o diag. 2, p. fantasia (C): siga o diag. 3, bico de acabamento (D): siga o diag. 4, p. fantasia (E): siga o diag. 5, bico de acabamento (F): siga o diag. 6.

Abreviaturas: Acomp.: acompanhando, ag.: agulha,  carr.: carreira, cont.: continuação,  diag.: diagrama, dim.: diminuir, dir.: dir.: direito,  esq.: esquerda,  mot.: motivos,  p.: ponto, pts.:  pontos, nov.: novelo, rep.: repetição ou  repetições, rem.: rematar, trab.: trabalhe, v.: vez ou vezes.

Amostra: Um quadrado de 10 cm em p.a. na ag. de 3,0 mm = 19 pts. x 10 carr..

Execução do vestido

Primeiramente, transfira os moldes para o papel vegetal para usar como referência na execução da peça. Assim, observe as setas no esquema de medidas com a indicação do sentido do trabalho do vestido. Ademais, para o vestido, use o fio Cléa 5 na cor anil profundo e ag. de crochê de 3,0 mm.

Passo 1:

Antes de mais nada, inicie a peça pela cintura na lateral das costas lado esq. e trab. frente e costas de uma só vez em carr. circulares. Trab. um cordão de 160 corr., sobre este cordão trab. no p. fantasia (A – 40 mot.) acomp. o diag. 1 e os pts. de rep.  por (16 cm.). Agora dobre a peça ao meio determinando frente e costas (80 pts.) para cada lado.

Passo 2:

Para a parte das costas do vestido, prossiga no p. fantasia (B – 20 mot.) acomp. o diag. 2 e os pts. de rep. por (8 cm). À 24 cm de comp. dê início  as cavas rem. de cada  à cada carr. 4 pts. (1 v.) e 2 pts. (2 v.), total de 16 mot. (64 pts.). À 42 cm de comp. do início rem. o fio. Cont. parte da frente lado dir.: Prossiga no p. fantasia (B – 10 mot.) acomp. o diag. 2 e os pts. de rep..

Ademais, para o decote do vestido rem. no lado esq.  à cada carr. 1 p. (20 v.). À 24 cm de comp. dê início  as cavas rem. no lado dir.  à cada carr. 4 pts. (1 v.) e 2 pts. (2 v.). À 42 cm de comp. do início rem. o ombro com 3 mot. (12 pts.).

Logo depois, cont. parte da frente lado esq.: Prossiga no p. fantasia (A – 10 mot.) acomp. o diag. 1 e os pts. de rep.. Para o decote rem. no lado dir.  à cada carr. rem. 1 p. (20 v.). À 24 cm de comp. dê início as cavas rem. no lado esq.  à cada carr. 4 pts. (1 v.) e 2 pts. (2 v.). À 42 cm de comp. do início rem. o ombro com 3 mot. (12 pts.).

Assim, mude para a ag. de tapeçaria e una os ombros (5 cm), deixando a abertura das cavas de (18 cm) do vestido com franjas de tricô.

Passo 3:

Logo depois, para a saia, una o fio Cléa 5 na cor anil profundo na cintura no cordão inicial de (160 corr.), trab. frente e costas de uma só vez em carr. circulares no p. fantasia (C – 43 mot.) acomp. o diag. 3 e o p. de rep. da 1ª à 37ª carr..

Passo 4:

Assim, para fazer a barra, finalize-a com o bico de acabamento do vestido com franjas de tricô (D – 94 mot.) acomp. o diag. 4 e o p. de rep. (1ª e 2ª carr.), rem. o fio.

Ademais, para a manga, una o fio Cléa 5 na cor anil profundo ao redor da cava, unicie a manga pela parte inferior da cava trab. em carr. circulares. no p. fantasia (E – 36 mot.) acomp. o diag. 5 e os pts. de rep.. Para formar a parte arredondada da cava dim. no início e final de cada carr. 3 pts. (2 v.) e 2 pts. (3 v.), total de 24 mot.. À 63 cm de comp. do início finalize a manga com 1 carr. de p.b., rem. o fio. Faça a outra manga igual.

Passo 5:

Dessa maneira para fazer os acabamentos do vestido, comece com o decote, unindo o fio Cléa 5 na cor anil profundo ao redor do decote e trab. o bico de acabamento (F – 40 mot.) acomp. o diag. 6 e o p. de rep..

Ademais, para as franjas, use o fio Encanto na cor azul bic, corte 2 fios de 25cm de comp. cada, dobre-os ao meio e prenda amarrando na diagonal parte superior da manga, total de 10 nós para cada manga. Assim, para finalizar com o forro, basta modelar sobre o vestido manga regata, peça avulsa.

Leia também: Vestido de crochê para o reveillon: Passo a passo

Vestido com Franjas de crochê
Vestido com Franjas de tricô

Fonte: Circulo.com por Silvana Costa