Um vestido de tricô é uma peça versátil e elegante, perfeita para diversas ocasiões. O tricô permite a criação de belos padrões e texturas, adicionando um toque único ao vestido.
Para fazer um vestido de tricô, você precisará escolher um fio adequado para o projeto. Existem diferentes tipos de fios de tricô disponíveis, como lã, algodão, acrílico, entre outros. Selecione um fio de acordo com o estilo e a estação do ano em que deseja usar o vestido. Assim, aprenda aqui no blog Katia Ribeiro Crochê essa linda peça.
MATERIAL
5 novelos de Bella Fashion na cor Soldado 2691
Agulha de tricô Pingouin nº 4 e nº 4,5
Agulha de tapeçaria para os acabamentos
Alfinete para tricô.
PONTOS EMPREGADOS E ABREVIATURAS
nov. = novelo(s); p. = ponto(s); ag. = agulha(s); carr. = carreira(s); m. = meia; t. = tricô; p.m. = direito em m., avesso em t.; p. de barra 1/1 = no direito trab. *1 m., 1 t.*, no avesso trab. acompanhando o p.; trab. = trabalhe; arremate em barra dupla
Tensão do ponto
um quadrado em p.m. com 10 x 10 cm = 19 p. x 24 carr.
Tamanho
40
EXECUÇÃO DO VESTIDO DE TRICÔ
Obs.: Todo o trabalho é feito usando fio duplo.
Costas
Monte 138 p. na ag. nº 4 e trab. em p. de barra 1/1 por 6 carr.. Mude para as ag. nº 4,5 e continue o trabalho em p.m. diminuindo 18 p. distribuídos regularmente no decorrer da 1ª carr.. A 10 cm do começo, arremate nos 2 lados a cada 6 carr. 13 vezes 1 p., a cada 8 carr. 4 vezes 1 p., ficando com 86 p. na ag.. A 82 cm do começo, arremate 20 p. de cada lado para os ombros e coloque os 46 p. centrais do decote à espera num alfinete para tricô.
Frente
Trab. igual as costas. A 79 cm do começo, para formar o decote, coloque os 26 p. centrais à espera num alfinete para tricô dividindo o trabalho em 2 partes iguais e continue cada lado separadamente colocando os p. da beirada do decote à espera a cada 2 carr., 41 vez 4 p., 2 vezes 3 p.. A 82 cm do começo, arremate todos os p.. Trab. o outro lado igual.
Bolsos
Monte 28 p. na ag. nº 4,5, trab. 18 cm em p.m. e 2 cm em p. de barra 1/1. Arremate todos os p.. Trab. outro bolso igual.
MONTAGEM
Costure um dos ombros. Na ag. nº 4 retome os p. do decote que ficaram à espera, tanto da frente quanto das costas, trab. 4 carr. em p. de barra 1/1 diminuindo 4 p. distribuídos regularmente no decorrer da 1ª carr.. Arremate em barra dupla. Costure o acabamento do decote até o final do ombro.
Marque 21 cm na lateral de cada lado da costura do ombro, nesses 42 cm levante na ag. nº 4, 90 p. distribuídos regularmente, trab. 2 carr. em p. de barra 1/1 e arremate em barra dupla. Trab. o acabamento da outra cava da mesma maneira.
Costure as laterais.
Fonte: Pingouin
Artesã: Marta Araújo do @_marta_tricocroche.
Ultimas postagens: