O lindo vestido para o ano novo em crochê é uma peça perfeita para curtir o ano novo na praia e usar como look para todos os lugares. Assim, aprenda hoje no blog Katia Ribeiro Crochê a receita acompanhando todo o passo a passo dessa maravilhosa peça.
Leia mais: Saída de praia de crochê simples e bonita branca:Receita e gráfico
Materiais:
- 3 novelos Bella Fashion na cor branca
- 5 nov do Fio Brisa na Cor Branca
- Agulha de crochê nº 2mm
- Tesoura
- Fita métrica
Execução do vestido
Passo 1:
Antes de mais nada, o corpo do vestido é feito em ponto tombadinho, então começaremos o vestido de cima para baixo, então usando a medida do busto diminua 5cm (se seu ponto for muito largo diminua 10 cm).
Passo 2:
Então, faça um cordão de correntinhas múltiplas de 4 (4+4+4…). Amdemais, na 1a carr: pule 3 corr e na 4a coloque 3pa. Pule 3 corr e na 4a faça 1pb, suba 2 corr e no mesmo espaço do pb coloque 3pa. Pule 3 corr e na 4a coloque 1pb faça 2 corr e coloque 3pa no mesmo espaço. Siga até finali- zar a carreira com 1pb. Vire o trabalho
Passo 3:
Então, na 2a carr: 3 corr (no início das carrsubimos 3corr) e no mesmo espaço coloque 3pa, prenda com 1 pb nas 3 corr do ponto tombadinho da carr anterior. Suba 2 corr e no mesmo espaço das corr do ponto de base colo- que 3pa. Prenda com 1pb nas corr do ponto de base seguinte. E siga esse esquema até finalizar a carreira com 1 pb.
Passo 4:
Assim, na 4a carr: suba 3 corr e siga o mesmo esquema da carr 3. Siga até a cintura fazendo o mesmo esquema. Se o quadril for mais largo que o busto, faça alguns aumentos distribuí- dos a cada 10 pontos tombadinhos. Faça uma carreira com aumentos e uma ou duas carreiras sem aumen- tos para que fique harmônico.
Passo 5:
Feito com bella fashion e brisa, os aumentos antes de colocar o ponto tombadinho em cima do ponto de base como fize- mos anteriormente, para fazer aumentos colocaremos 1 ponto em cima do ponto baixo da carreira anterior.
Passo 6:
Ademais, segue exemplo: Faça o ponto tombadinho normalmente dentro do PB e passe para o próximo ponto voltando a fazer o ponto tombadinho dentro das corr. Para o tamanho P foi feito carr até alcançar 67cm de comprimento. Isso vai depender do comprimento que você quer para o vestido.
Passo 7:
Assim, para a costura faça apos de alcançar a altura desejada. 1a carr: Faça 1 carr de pb ao redor da peça, exceto na barra. Colocando 3pb nas corr formadas pelos pontos. 2a carr: vire o trabalho, faça 1 corr e siga colocando 1pb em cada ponto da carr anterior.
Passo 8:
Ademais, junte as duas partes e costure do lado direito com PBX formando um relevo. ALÇAS Dobre o vestido e encontre o meio de cada lado onde ficará a alça, na parte das costas. Marque com um marcador.
Passo 9:
Na parte da frente, onde foi feito a costura, meça 5cm para baixo, insira o fio e faça PB pegando apenas 2 pernas do fio de um lado. Siga fazendo correntinhas múltiplas de 3 até alcançar a medida deseja- da, prenda na parte das costas com 1 PBX. Volte colocando 1pb em cada correntinha. – Faça a mesma coisa dos dois lados.
Passo 10:
Dessa forma, para a barra prenda o fio dentro das corr do ponto tombadinho, faça 4 corr e no se- guinte faça 1pb, siga por toda a carreira até finalizar com 1pbx. 2a carr: Coloque 4 pb dentro dos espaços de corr. 3a carr: Faça 1 carr de ponto vazado (1pa, 1corr pula um ponto de base e no seguinte faz 1pa).
Passo 11:
Então, para a franja vista o vestido e marque a altura que ele está no corpo até o pé. Faça as franjas cortando sempre um pouco maior (uns 5cm) do que a medida que você precisa. Foram cortados 10 fios para cada espaço. Prenda as franjas nos espaços da carreira de ponto vazado.
Passo 12:
Para a manga faça com o fio Brisa faça: O ponto da manga tem que ser múltiplo de 3 pontos + 2. Você vai começar da carreira de pb que foi feito na costura. 1a carr: 7 corr + 1pad, faz 3 corr pule 2 pontos de base (no gráfico diz para pular 4 e fazer o ponto no 5o, mas para dar mais volume pule apenas 2) e no terceiro faça 1pb. Faça 3 corr pula 2 pontos e no terceiro faça 1pad+5cor- r+1pad, faça 3 corr e repete esse esquema por toda a carreira.
Passo 13:
Assim, para a manga é apenas uma faixa reta, não tem aumentos. – Siga o gráfico franjas e vista o vestido e marque a altura que ele está no corpo até o pé. Faça as franjas cortando sempre um pouco maior(uns 5cm) do que a medi- da que você precisa e finalize o seu vestido para o ano novo em crochê.
Leia também: Tapete e cestinho colorido em crochê: Passo a passo com gráficos
Fonte: blog.pingouin.com