A blusa de tricô Violeta é uma peça leve e fresca, feita com fio fino e pontos lindos que permitem a circulação de ar. Essa peça é ideal para os dias mais quentes, sendo perfeita para compor looks casuais e despojados. Dessa forma, aprenda o passo a passo aqui no blog Katia Ribeiro Crochê.
MATERIAIS
- 2 novelos de Barroco Maxcolor 4/4 cor 6214 (violeta);
- Ag. para tricô Círculo nº 4mm;
- Ag. para tapeçaria Círculo;
- Ag. de gancho Círculo;
- Papel vegetal;
- Lápis;
- Tesoura.
EXECUÇÃO BLUSA DE TRICÔ VIOLETA
Abreviaturas: p.: ponto, pts.: pontos, rep..: repetição, t.: tricô, carr.: carreira, tric.: tricote ou tricotados, ag.: agulha, v. – vezes, j. – juntos, laç. – laçada, rem. – rematar, diag. – diagrama, dim. – diminuir ou diminuindo, ms (mate simples) – tire um p. sem fazer em m., 1 m., rem. o p. sem fazer sobre o tricotado.
Ponto utilizado no tricô: p. fantasia (A) – siga o diag. 1, Cordões de tricô: todas as carr. em t. ou em m. OBS: (cada cordão de tricô corresponde a 2 carr. de tricô ou meia);
Amostra: Um quadrado de 10cm em p. meia na ag. nº 4 = 18 pts. x 24 carr. (ponto meia: direito em m., avesso em t.).
Passo 1:
Transfira os moldes para o papel vegetal para usar como referência na execução da peça. Observe as setas no esquema de medidas com a indicação do sentido do trabalho.
Costas – Use o fio Barroco Maxcolor na cor roxa e monte 78 pts. na ag. nº 4 e tric. a peça no p. fantasia (A) acompanhando o diag. 1 e os pts. de rep.. À 40cm de comprimento desde o inicio forme as cavas, rem. de cada lado da peça 3 pts. (1 v.), totalizando na ag. 72 pts. À 55cm de comprimento desde o inicio rem. de cada lado da peça 20 pts. e reserve os 32 pts. centrais na ag. de gancho para depois dar continuidade ao decote. Reserve a peça.
Frente – Use o fio Barroco Maxcolor na cor roxa e monte 78 pts. na ag. nº 4 e tric. a peça no p. fantasia (A) acompanhando o diag. 1 e os pts. de rep.. À 40cm de comprimento desde o inicio forme as cavas, rem. de cada lado da peça 3 pts. (1 v.), totalizando na ag. 72 pts. Divida os pts. e tric. lado direito e esquerdo separadamente sobre 36 pts. Dê inicio ao decote, após 3 pts. tric. em cordões de tricô dim. a cada 2 carr. 1 p. 16 (v.). À 55cm de comprimento desde o inicio rem. os 20 pts. restantes da ag.. Tric. o lado oposto da mesma maneira, invertendo o lado dos arremates para decote e cava. Reserve a peça.
Passo 2:
Montagem e acabamento – Use a ag. de tapeçaria e o fio Barroco Maxcolor na cor roxa e feche as laterais (32cm), deixando a abertura das cavas (15cm) e uma abertura inferior de (8cm). Feche os ombros (9cm).
Decote – Retorne para a ag. nº 4 os 32 pts. reservados para o decote (costas) e coloque na ag. mais 30 pts., totalizando 62 pts. na ag. e tric. o decote em cordões de tricô. À 4cm de comprimento desde o inicio do decote rem. todos os pts. da ag. deixando uma sobra do fio de aproximadamente 30cm. Transpasse este fio na ag. de tapeçaria e feche o decote.
Artesã – Inês M. Cruz
Fonte: Círculo
Leia também:Aproveite os dias mas frios com o blusão de tricô Grego
Blusa de tricô no fio MUNIQUE: Perfeita para a estação!
Faça a blusa de tricô Granizo perfeita: Receita e gráfico
Blusa de Crochê Ondas Com Fio Brisa: Ideal para dias quentes!