Tapete Quadrado em Crochê Porcelana com Gráficos dos Pontos

Guia Rápido: Aprenda a Fazer um Elegante Tapete Quadrado em Crochê com Fio Náutico

Tapete Quadrado em Crochê Porcelana com Gráficos dos Pontos
Tapete Quadrado em Crochê Porcelana com Gráficos dos Pontos

Nada mais confortável, estiloso e prático do que um lindo Tapete Quadrado em Crochê. Além de ser um objeto de decoração perfeito para qualquer espaço da casa, este tapete também pode ser uma ótima alternativa para quem deseja entrar no universo do artesanato, pois exige apenas materiais básicos e um pouco de dedicação. Vamos aprender a fazer um?

Como Fazer Tapete Quadrado em Crochê Porcelana

Material necessário:

Para fazer este tapete quadrado em crochê, você precisará básicamente de:

  • Fio Náutico
  • Agulha 5,5 mm.

Além disso, será necessário ter conhecimento sobre as abreviações utilizadas no gráfico, como ponto (p.), pontos (pts.), trabalhe ou trabalhando (trab.), agulha (ag.), repetição ou repetições (rep.), rematar (rem.), acompanhando (acomp.), correntinha (corr.), carreira (carr.), laçada (laç.), ponto baixíssimo (p.b.x), ponto baixo (p.b), ponto baixo alongado (p.b.a), entre outros.

Tamanho do tapete:

O tamanho final do tapete será de 56 x 54 cm, um tamanho ideal para colocar em qualquer canto da casa sem ocupar muito espaço. Lembre-se de que esse tamanho pode variar um pouco dependendo da tensão do seu ponto e do tipo de fio que você está usando.

Gráfico 1 – Início:

A execução do tapete inicia-se com o fio Cobre. O primeiro passo é fazer 49 correntinhas, mais uma para virar o trabalho. Na primeira carreira, voltamos a partir da segunda corrente a contar da agulha com 49 pontos baixos. Da segunda à quarta carreira, inicia-se com uma corrente e seguem-se 49 pontos baixos. Ao final da quarta carreira, remata-se o fio.

Na quinta carreira, emenda-se o fio Porcelana e inicia-se com uma corrente, fazendo 2 pontos baixos. Repete-se o padrão de 3 pontos baixos alongados pegando no mesmo ponto da segunda carreira e 3 pontos baixos pegando sobre a carreira de base até o final da carreira. A sexta carreira inicia-se com uma corrente e prossegue-se com 49 pontos baixos. Ao final, remata-se o fio.

Gráfico 2 – Acabamento:

Para o acabamento, continua-se com o fio Cobre do gráfico 1. Na primeira carreira, inicia-se com três correntinhas e um ponto baixo no mesmo ponto de base. A lateral é trabalhada com um ponto baixo para cada ponto de base e, no canto, trabalha-se um ponto baixo, duas correntinhas e um ponto baixo no mesmo ponto de base, repetindo essa sequência contornando toda a volta da peça. Feche com um ponto baixíssimo e remate o fio.

Aproveite essa dica incrível e adiciona mais um toque de charme à sua casa com um lindo tapete em crochê. Divirta-se e bom crochê!

Confira diariamente em nosso blog as peças e projetos estonteantes que destacamos para sua inspiração contínua: