O vestido de crochê Samara é um verdadeiro tesouro artesanal que une elegância, versatilidade e conforto. Com um design que transcende as tendências passageiras, detalhes artesanais únicos e a adaptabilidade do crochê, esta peça se torna mais do que um simples vestido – é uma obra-prima que reflete a beleza intemporal do crochê.
Ao escolher o vestido de crochê Samara, você não está apenas vestindo uma peça de roupa, mas sim celebrando a tradição artesanal e a sofisticação que o crochê oferece.
Vestido de Crochê Samara
Como Fazer Vestido de Crochê Samara
MATERIAIS
7 novelos Cordonê (100 g) – Cor: 3583 (Cereja);
Ag. para crochê Círculo 1,75 mm;
1 Maxxi retrós Círculo – cor 248 (vermelho);
1 zíper na cor vermelho (20 cm);
Tecido em malha para fazer o forro da peça;
Máquina de costura;
Papel vegetal;
Lápis;
Tesoura;
Fita métrica;
Máquina de costura.
EXECUÇÃO
Abreviaturas: acomp.: acompanhando, ag.: agulha, carr.: carreira, comp.: comprimento, diag.: diagrama, p.: ponto, pts.: pontos, nov.: novelo, rep.: repetição ou repetições, seg.: repetição trab.: trabalhe ou trabalhando, v.: vezes.
Pontos utilizados no crochê: corr.: correntinha, p.bx.: ponto baixíssimo, p.b.: ponto baixo, p.a.: ponto alto, 2 pts. a.f.j..: 2 pts. altos fechados juntos no mesmo p. de base, 3 pts.a.f.j.: 3 pts. altos fechados juntos no mesmo p. de base, p. fantasia (A): siga o diag. 1, p. fantasia (B): siga o diag. 2, p. fantasia (B): siga o diag. 2, p. fantasia (C): siga o diag. 3.
Amostra: Um quadrado de 10 cm no p. fantasia (A – diag. 1), na ag. de crochê de 1,75 mm = 25 pts. x 11 carr..
Tamanho: 38
Execução:
Transfira os moldes para o papel vegetal para usar como referência na execução da peça. Observe as setas no esquema de medidas com a indicação do sentido do trabalho. Vestido: Use a ag. de crochê de 1,75 mm e o fio Cordonê na cor Cereja, inicie a peça pela barra trab. a frente e costas de uma só vez em carr. circulares. Trab. um cordão de 192 corr., 1 p.bx. para fechar o arco. Sobre este cordão trab. no p. fantasia (A) acomp. o diag. 1 e os pts. de rep. da 1ª à 41ª carr.. Na carr. seg. prossiga a peça em carr. de ida e volta no p. fantasia (B) acomp. o diag. 2 e os pts. de rep. da 42ª à 63ª carr.. Dobre a peça ao meio determinando frente e costas, deixando a fenda para o zíper posicionada para a a parte das costas. Na parte da frente prossiga no p. fantasia (C) acomp. o diag. 3 da 64ª à 110ª carr., trab. em carr. de ida e volta. Ao término de cada alça prenda na parte das costas na parte representada em amarelo no esquema com p.bx.. Franja: Use o fio Cordonê na cor Cereja, para cada nó corte 13 fios de 151 cm de comp., dobre-os ao meio e prenda amarrando-os sobre a barra do vestido, total de 93 nós. Forro e zíper: Forro modelado ao corpo e sobre os bojos, deixando as alças sem o forro. Prenda o forro e o zíper (20 cm) na máquina de costura usando a linha Maxxi retrós na cor vermelho.
Artesã: Samara Varela
Não perca as atualizações diárias em nosso blog, onde apresentamos peças notáveis e lindíssimas: